Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Alertas/trânsito
  

Monte Real quer atrair turistas com vila florida

Florir 1 675 2500
01 Junho 2016

O mentor do Projeto Florir Portugal, António (Tó) Romano, defendeu esta quarta-feira em Monte Real que a concretização deste projeto pode constituir uma mais-valia para as localidades aderentes para a captação de turistas.

O responsável pelo projeto falava durante a conferência “EvaDream”, que marcou o início das atividades naquela vila que este ano volta a aderir ao Florir Portugal, com o lema “Monte colorido Realmente florido”, ocorrendo o ponto alto nos dias 2 e 3 de julho, com a realização da Feira da Flor nas Tasquinhas 2016.

“Se conseguirmos florir Portugal, nem precisamos de fazer publicidade para nos transformarmos no país mais turístico do mundo”, disse Tó Romano, numa conferência que decorreu no Parque Olímpio Duarte Alves, que contou com a participação de dezenas de pessoas, entre as quais crianças das escolas de Monte Real e também do Grupo de Seniores Ativos de Monte Real e Carvide.

O mentor do Projeto Florir Portugal deu como exemplos Tomar e Campo Maior, cidades que conseguem atrair muitos milhares de pessoas para eventos em que a flor é o elemento central da decoração das ruas.

A sessão contou ainda com a participação do presidente da União das Freguesias de Monte Real e Carvide, Faustino Guerra, que reforçou o objetivo de intervenção positiva na comunidade que o projeto assume.

A representante da Nipo Dec, Paula Jorge, destacou ainda a vertente didática do projeto, nomeadamente pelas iniciativas que envolvem crianças, e ainda o impacto ao nível do bem-estar de residentes e visitantes a uma vila que se pretende mais verde e florida.

Também presente, a vereadora dos Espaços Verdes da Câmara Municipal de Leiria, Ana Valentim, considerou que “o desafio lançado de florir Portugal de lés-a-lés é muito grande, mas concretizável”. “O facto de estarmos aqui hoje é um exemplo de que esse sonho é realizável”, defendeu Ana Valentim, acrescentando que a vila de Monte Real “está mais bonita do que nunca, fazendo todo o sentido desenvolver este projeto associado à flor, porque é o reavivar de uma tradição já existente”.

Na sua intervenção, a vereadora destacou ainda as mais-valias do projeto, como a criação de um ambiente florido na vila, a possibilidade de constituir um polo de atração turística e desenvolvimento económico e ainda um apelo à participação da população, contribuindo para o bem-estar. “Quando vivemos num local apelativo e aprazível sentimo-nos bem connosco próprios”, disse.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete