Museu de Leiria vence prémio de Melhor Trabalho sobre Museografia

Dsc 6415 1 675 2500
03 Junho 2016

O Museu de Leiria recebeu esta sexta-feira o prémio de Melhor Trabalho sobre Museografia na cerimónia de atribuição dos Prémios Nacionais de Museologia 2016, realizada pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), no Museu do Dinheiro, em Lisboa.
Além desta distinção, o Museu de Leiria obteve ainda uma menção honrosa no prémio de Melhor Museu, tendo recebido grandes elogios na cerimónia.
Segundo o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, este prémio constitui “um orgulho enorme e grande estímulo para Leiria”.
Refira-se que os galardões são atribuídos pela APOM, fundada em 1965, para incentivar o espírito de preservação e divulgação do património dos museus.
Inaugurado a 15 de novembro de 2015, o Museu de Leiria, que já recebeu mais de 10 mil visitantes, propõe uma viagem à memória de um território e seus habitantes, através da exposição de uma vasta e diversificada coleção que tem vindo a ser recolhida desde há uma mais de uma centena de anos e onde se pode encontrar o acervo do antigo Museu Regional de Obras de Arte, Arqueologia e Numismática de Leiria, criado a 17 de novembro de 1917, mas também as coleções artísticas municipais e a reserva arqueológica. O Museu de Leiria oferece ainda várias exposições temporárias, que ocupam diversas áreas do edifício histórico que faz também ele parte da história de Leiria.

Exposições patentes
Exposição de longa duração: Identidade e Território (permite ao visitante uma leitura geral da história do território e da evolução da ocupação humana, através da exposição de objetos paleontológicos e arqueológicos de vários sítios, esculturas de épocas distintas, pintura e arte sacra de época moderna, artes decorativas, pintura de época contemporânea e elementos gráficos que evocam alguns artistas contemporâneos, tais Alex Gaspar e Sérgio Luís e seu irmão Guy Fernandes. Culmina com um filme em que se pensa o museu e se tece uma teia com o território de Leiria.
- Exposição temporária: Castelo de Leiria: construções de um lugar (patente até 31 de dezembro de 2016, é constituída por achados arqueológicos resultantes dos trabalhos de arqueologia realizados no morro do Castelo de Leiria, e que permitem estudar e explicar a evolução daquele espaço e a ocupação humana ali existente ao longo dos tempos).
- Exposição temporária: 4 Estações em Santo Agostinho - Estação 1 - Pedro Brito (até 15 de julho de 2016, esta exposição é composta por um conjunto de desenhos resultantes da residência artística do aluno da ESAD.CR - Pedro Brito)
- Exposição temporária: Animais Nossos Amigos - Dos versos de Afonso Lopes Vieira aos animais de Pedro Anjos Teixeira (até 2 de outubro de 2016, esta exposição permite ao visitante fazer uma leitura cruzada entre a obra literária de Afonso Lopes Vieira "Animais Nossos Amigos" e as esculturas de animais, da autoria de Pedro Anjos Teixeira, que constituíram a coleção desenhada para o Jardim Afonso Lopes Vieira.