À conversa com Nuno Borges de Araújo no m|i|mo

Mimo 1 675 2500
08 Junho 2016

O m|i|mo – Museu da Imagem em Movimento promove esta quinta-feira, às 18:00, mais uma edição da “Conversa Com….”, cujo convidado é Nuno Borges de Araújo, para falar sobre a colecção do fotógrafo Justino de Carvalho, uma iniciativa no âmbito da Exposição “A Terceira Imagem. A fotografia estereoscópica, as edições comerciais e as práticas amadoras".
Integrada numa estratégia de divulgação e valorização das coleções do m|i|mo, este projecto resulta de um convite a dois colecionadores privados e ao Arquivo de Documentação fotográfica da Direção Geral do Património Cultural (DGPC) para apresentação de imagens fotográficas do Séc. XIX, considerando a importância da divulgação de imagens fotográficas estereoscópica comerciais de edição e autores portugueses, nunca vista em relevo ou 3D.
Neste sentido, foi programada por um curto período uma exposição imersiva em visor rotativo (devido à fragilidade das imagens), a partir da qual se apresentam 25 cartões estereoscópicos/3D durante dois meses, dando a possibilidade de se verem estas coleções desconhecidas do público.
Recorde-se que a primeira conferência/exposição decorreu a 9 de abril, com Alexandre Ramires, a propósito da coleção Antero Frederico de Seabra.
A segunda está marcada para 9 de junho, com a presença de Nuno Borges de Araújo, que irá falar desta feita sobre a coleção do fotógrafo Justino de Carvalho.
A 3ª está agendada para 9 de setembro com a Alexandra Encarnação, que se debruçará sobre a coleção de Carlos Relvas, da DGPC.
Esta seleção de imagens a integrar na exposição foi previamente realizada em colaboração com os colecionadores particulares, por Ana David e pelo curador e investigador da Universidade Lusófona, Victor Flores, que também apresenta os colecionadores e modera estas “Conversas com…”.