Câmara de Leiria integra rede para desenvolver políticas noturnas saudáveis

Bares 1 675 2500
14 Junho 2016

A Câmara de Leiria passou a integrar, desde sexta-feira, um conjunto de municípios que querem criar uma rede de políticas noturnas saudáveis.

Ações concertadas na área de prevenção na rua, motivar empresários e todos os que trabalham à noite através de formação específica, bem como distinguir com um “Selo de Qualidade” as empresas que tomem medidas para controlar os fatores de risco, tornando os seus espaços mais seguros e saudáveis, constituem alguns dos objetivos plasmados na Declaração “Noite Saudável das Cidades”.

O documento foi assinado por representantes da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e o Instituto Europeu para o Estudo dos Fatores de Risco, para além de outras 40 entidades regionais, públicas e privadas no âmbito do ensino, saúde, desporto, cultura e turismo, autoridades policiais e judiciais, autarquias, associações e organizações não-governamentais.

A associação da Câmara de Leiria a este projeto deve-se ao facto de este pretender envolver, em especial, as autarquias e os poderes locais, com o objetivo de desenvolver iniciativas de prevenção, capazes de promoverem mudanças positivas nos comportamentos e nos espaços de diversão noturna.

A criação de roteiros da “Noite Saudável e Segura” é outro dos objetivos que prevê a publicitação dos locais e dos acessos aos espaços da cidade que oferecem maiores garantias de segurança para todos: jovens, adultos, turistas e população em geral.