Inauguração de Largo reconhece contributo do Comendador Armando Lopes para o desenvolvimento da região

Aaaimg 8476 1 675 2500
15 Setembro 2018

O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, destacou este sábado o contributo do comendador Armando Lopes para o desenvolvimento da região, durante a cerimónia de inauguração do Largo Comendador Armando Lopes e da reabilitação do Edifício Moagem Heritage, que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O autarca referiu-se a Armando Lopes como um “leiriense de coração que nunca esqueceu a sua pátria e que muito tem contribuído para o desenvolvimento desta região”.

“Pelo seu exemplo, o seu empreendedorismo e pela excelência das suas iniciativas, tem sido um grande embaixador de Leiria, constituindo igualmente uma referência na preservação do sentido das comunidades emigrantes”, realçou.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Leiria destacou também a importância da reabilitação do Edifício Moagem, acreditando que este imóvel “vai constituir mais uma âncora para atrair pessoas e vida ao centro de Leiria”.

“Este rejuvenescimento do edificado da nossa cidade só tem sido possível graças a uma conjugação de esforços entre a iniciativa privada e o setor público, que devem continuar a conjugar esforços no sentido de tornar as nossas cidades mais atrativas e competitivas”, acrescentou.

O secretário de Estado para a Internacionalização, Eurico Dias, destacou a importância do investimento da diáspora, considerando que a homenagem prestada ao Comendador Armando Lopes constituiu o reconhecimento do contributo de todos os emigrantes para um país melhor.

Por sua vez, o comendador Armando Lopes realçou que a intervenção efetuada no imóvel respeita história deste edifício emblemático que será “um novo orgulho para a cidade de cidade”.

“A herança dos nossos antepassados foi respeitada com trabalho arqueológico” em que foram encontradas muitas peças de valor histórico, destacou, confessando a sua felicidade perante a homenagem que lhe foi prestada.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, começou por realçar o espírito dos leirienses, “gente trabalhadora, que produz riqueza e que faz um esforço por distribuir essa riqueza com maior justiça social, e que não esquece as suas raízes”.

Marcelo Rebelo de Sousa destacou também o percurso de Armando Lopes, que “construiu uma obra que prestigia Portugal”, destacando igualmente o papel que desempenhou na ligação da comunidade portuguesa espalhada no mundo.

“Homenageio nele todos os milhões de portugueses espalhados pelo mundo”, referiu, em reconhecimento de todos os emigrantes que “estão a construir Portugais fora do nosso território físico mas no nosso território espiritual”.