Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Museu de Leiria em destaque em conferência mundial sobre património cultural

Museu de leiria 3 1 675 2500
25 Setembro 2018

O Museu de Leiria vai estar em destaque na cerimónia ‘The Best In Heritage’, uma conferência mundial de museus que se realiza de 26 a 28 de setembro, em Dubrovnik, na Croácia, em que participam projetos patrimoniais e de conservação premiados por entidades internacionais no ano transato.
Este ano, na conferência ‘The Best In Heritage’, marcam presença mais de 40 museus premiados que foram reconhecidos por júris profissionais no ano passado, sendo o objetivo da conferência promover projetos que demonstram inovação e excelência, ao nível da preservação e comunicação do património.
O convite ao Museu de Leiria constitui desde logo um reconhecimento extraordinário do seu projeto museológico, sendo justificado pelo facto de ter conquistado o ‘Silletto Prize’ em 2017, que constitui uma das distinções mais importantes da cerimónia anual dos prémios do European Museum Forum, sendo entregue aos museus que tenham demonstrado excelência no envolvimento da comunidade, no planeamento e desenvolvimento do espaço museológico, e/ou que tenham garantido um apoio relevante através do trabalho com voluntários, com o objetivo de promover a qualidade pública do museu.

Um Museu amplamente premiado
Ano após ano, a qualidade do Museu de Leiria tem sido reconhecida com sucessivos prémios, de que são exemplos a conquista do Prémio de Marketing Cultural, em 2018, atribuído pela APOM - Associação Portuguesa de Museologia, o Prémio Siletto do Fórum Europeu dos Museus em 2017, o prémio de Melhor Trabalho sobre Museografia na cerimónia de atribuição dos Prémios Nacionais de Museologia em 2016, acompanhada de uma menção honrosa no prémio de Melhor Museu e ainda de outra menção honrosa no domínio da Acessibilidade Física entregue pela associação Acesso Cultura.
O Museu de Leiria constitui uma autêntica janela aberta sobre a memória de um território longamente habitado que, à entrada do século XXI, se revela com um novo olhar sobre uma realidade complexa.
O Museu de Leiria organiza-se em dois espaços expositivos principais. No primeiro apresenta-se uma exposição de longa duração que faz uma leitura geral da história do território, propondo um caminho, necessariamente sumário, por entre a rica e densa floresta de objetos, acontecimentos e mitos, que definem uma identidade central do País. No segundo espaço, que lhe é complementar, são apresentadas exposições temporárias que permitem aprofundar temáticas e coleções específicas.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze