Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Presidente do Município de Leiria defende eliminação de barreiras que excluem cidadãos com necessidades especiais

Ipdj 1 675 2500
27 Setembro 2018

O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, defendeu esta quinta-feira que, além do investimento na redução de barreiras físicas e legislativas que colocam em posição de desigualdade ou exclusão os cidadãos com necessidades especiais, há também um importante trabalho a desenvolver ao nível da mudança de mentalidades.

“A construção de uma sociedade mais justa e solidária só terá sucesso se assumirmos que o principal trabalho que está por fazer é o da mudança de mentalidades e do combate ao preconceito”, disse, na sessão de abertura do Seminário Inclusão pelo Desporto, Associativismo e Lazer, que decorre no IPDJ.

Nesta sessão, o autarca realçou que o município está a trabalhar para construir o primeiro Pavilhão Inclusivo do País, nas Cortes, um investimento com o propósito de afirmar o concelho de Leiria como um território verdadeiramente solidário.

Neste equipamento, que foi projetado de acordo com as regras relativas à Lei da Acessibilidade e com um conjunto de recomendações do Comité Paralímpico Português, os cidadãos com necessidades especiais poderão praticar diversas modalidades, como o basquetebol em cadeira de rodas, andebol em cadeira de rodas, vólei, goalball e futsal.

A sessão contou ainda com a presença da diretora Regional do Centro do IPDJ, Catarina Durão, que destacou o trabalho em rede desenvolvido pelas IPSS do concelho de Leiria.

A Diretora da Segurança Social de Leiria, Maria do Céu Mendes, destacou a importância do trabalho em parceria para se “chegar a bom porto” na área da inclusão.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze