Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Município de Leiria aprova projeto para ascensores de acesso ao castelo

Castelo acessos 1 675 2500
04 Outubro 2018

A Câmara Municipal de Leiria aprovou na reunião de 02 de outubro o projeto para a execução de dois acessos mecânicos ao Castelo de Leiria.

Nesta reunião ficou também decidida a abertura de concurso para a empreitada, estimada em €1.596.226,40 (valor base do concurso e a que acresce o IVA à taxa legal em vigor), em que cerca de 900 mil euros são provenientes de fundos comunitários enquadrados no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU).

O projeto prevê que um dos acessos seja instalado a Norte do Castelo, a partir da Av. 25 de Abril, e outro a Sul, junto à Sé. Estes acessos complementam-se e, no primeiro caso o ascensor irá circular em carril, passando por cima da rua Christiano Cruz e o acesso ao ascensor terá lugar através de uma plataforma a criar na zona do antigo horto municipal. Do lado Sul, vão ser instalados dois elevadores, e o acesso a um deles será feito junto à Sé, com entrada e saída na rua Cónego Sebastião da Costa Brites (entre a Sé e a rua Pero Alvito) e outro, com acesso junto à Torre Sineira. (apresentação em anexo)

Para a autarquia a importância desta obra enquadra-se num conjunto de estratégias que visam não só promover o aumento das visitas turísticas ao castelo, facilitando a mobilidade dos visitantes, mas também potenciar os estacionamentos periféricos e a retirada dos carros da zona histórica com a consequente redução das emissões de CO2, além de promover uma nova mobilidade que permita dotar o centro histórico de Leiria de uma área funcional, em que são apenas asseguradas as acessibilidades a veículos essenciais ao funcionamento das atividades económicas, segurança e acesso a moradores.

Projeto

 

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze