Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Dia da Biblioteca Escolar assinalado com diversas iniciativas em Leiria

Aasmc 9328 1 675 2500
24 Outubro 2018

O Dia da Biblioteca Escolar foi assinalado dia 22 de Outubro, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, com diversas iniciativas, com destaque para mostra fotográfica das Bibliotecas Escolares do concelho de Leiria, sessões de animação da leitura para crianças do ensino pré-escolar e do 1º ciclo, livros para refrescar e atualizar o fundo Documental das Bibliotecas do 1º ciclo e entrega de livros para as escolas que se candidataram ao projeto Leitura na Sala de Aula (programa de diferenciação pedagógica na sala de aula que será articulado com o trabalho de promoção da leitura dos professores bibliotecários e articulado com as Medidas de Promoção de Sucesso Escolar).

As restantes escolas premiadas do projeto Leitura na Sala de Aula e bibliotecas do concelho irão receber os livros nos próximos dias.

A Biblioteca Municipal integrou também neste dia o programa “Liga-te à Biblioteca”, iniciativa de apoio ao estudo na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira para alunos do 5º ao 10º ano, assegurado por professores voluntários que estimulam nos alunos, no período após as aulas e em condições de segurança, o gosto pelo estudo e pela leitura.

A leitura assume um papel determinante nas aprendizagens dos alunos e no sucesso escolar. Ler é o maior privilégio para se ter acesso ao saber e conquistar autonomia na aprendizagem. Neste Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, todas as bibliotecas do concelho de Leiria organizam atividades de animação e promoção da leitura.

Atualmente o Município de Leiria apoia 24 bibliotecas e para elevar o nível da qualidade dos serviços da Rede de Bibliotecas Escolares desenvolve diversas iniciativas em conjunto com os professores bibliotecários, cujo objetivo é estimular a cooperação das bibliotecas no concelho e potenciar os seus recursos, apoiar projetos no âmbito da promoção do livro e da leitura, bem como e desenvolver ações de formação técnica.

Nesta terça-feira foram entregues às escolas do concelho mais de 1700 livros por cerca de 168 empresários, no âmbito do projeto “Escola com Livros”, parceria do Município e Páginas Editora, numa sessão no Teatro Miguel Franco.

O trabalho em rede é fundamental para potenciar recurso culturais e informativos nas bibliotecas. Neste sentido, foram-se associando outros parceiros locais, nomeadamente o IPL (Biblioteca José Saramago) que têm contribuído para o desenvolvimento de projetos mais alargados, a saber: Encontro Anual da Rede de Bibliotecas de Leiria, a realizar nos dias 23 e 24 de novembro, que este ano tem como mote “Um Palco de Leituras”. Este tema pretende apoiar os profissionais das bibliotecas para a utilização da literatura expressiva, enquanto processo de construção e exploração do uso do corpo e da voz, na relação com o texto dramático.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze