Município de Leiria promove igualdade entre jovens com teatro

Igualdade1 1 675 2500
24 Outubro 2018

O Teatro José Lúcio da Silva recebeu esta quarta-feira a peça “Os brincos à Ronaldo e outras histórias", uma iniciativa do Município de Leiria, no âmbito do Dia Municipal para a Igualdade.

Tratou-se de uma ação conjunta do Desenvolvimento Social e Educação do Município que contou com a presença de alunos do 9º ano dos vários agrupamentos do concelho.

Refira-se que tem sido prática do Município de Leiria desenvolver ações de sensibilização com jovens, no âmbito do Dia Municipal para a Igualdade.

“É importante que os jovens sejam interventivos, valorizem a igualdade, o respeito pelo outro e o respeito pela diferença e principalmente sejam o veículo para a construção de uma sociedade mais igualitária entre homens e mulheres em vários domínios”, destaca a vereadora do Desenvolvimento Social na Câmara Municipal de Leiria, Ana Valentim

Refira-se que “Os brincos à Ronaldo e outras histórias" é uma peça recomendada pela Comissão para Igualdade de Género e, no essencial, pretende, com recurso ao humor e histórias quotidianas, alertar para os preconceitos e comportamentos discriminatórios, que muitas vezes praticamos, ainda que involuntariamente.

“Abordar o tema Igualdade de Género é essencialmente mudar mentalidades e perceber o quanto é importante que as nossas crianças/jovens defendam uma sociedade cada vez mais igualitária e inclusiva”, realça Ana Valentim, defendendo que os Municípios podem e devem ter um papel interventivo nesta matéria e têm de estar obrigatoriamente alinhados com a Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Descriminação.