Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Leiria associa-se à Comemoração do Dia Mundial da Diabetes

Saude 1 675 2500
02 Novembro 2018

O Dia Mundial da Diabetes vai ser assinalado em Leiria, com um conjunto de atividades relacionadas com a prevenção e tratamento desta doença.

O dia 14 de novembro de 2018 será dedicado aos diabéticos e população em geral, com atividades, entre as 10:00 e as 17:00, no Largo do Papa, nomeadamente palestras sobre diabetes realizadas por médicos, rastreios da diabetes, tensão arterial e risco de diabetes, promoção do exercício físico, workshop sobre cozinha saudável e momentos de incentivo à prática de exercício físico.

Às 21:00, tem início uma caminhada noturna integrada na iniciativa ‘Brisas do Lis Night Run’, com partida na Praça Rodrigues Lobo.

No dia 16 de novembro realiza-se o Fórum da Diabetes de Leiria para profissionais de saúde, na Escola de Saúde de Leiria – IPL Leiria.

No 18 de novembro, no concelho vizinho de Pombal, realiza-se uma caminhada subordinada ao tema estilos de vida saudável, prevenindo a diabetes.

Antes, dia 12 de novembro, realiza-se uma ação de Formação Interna aos Elos Dinamizadores da Diabetes dos Cuidados Diferenciados do Centro Hospital Leiria.

As iniciativas da comemoração do Dia Mundial da Diabetes são desenvolvidas pela Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes (UCFD) do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral (ACES PL)/Centro Hospitalar de Leiria (CHL), tendo como público-alvo todos os interessados em saber mais sobre a diabetes em Portugal, como se faz o seu diagnóstico, acompanhamento, complicações e prevenção desta patologia que atinge já mais de um milhão de portugueses.

Com este programa, a organização tem como objetivos informar e esclarecer o público sobre uma patologia que infelizmente é bastante prevalente, prestar esclarecimentos sobre a mesma no intuito de que se possam fazer mais diagnósticos precoces, diminuir as complicações de uma doença que afeta não só os doentes diabéticos como muitas vezes os seus cuidadores/familiares e promover estilos de vida e hábitos saudáveis.

Refira-se que a Diabetes Mellitus encontra-se em rápida expansão por todo o mundo, sendo uma doença crónica com elevados custos humanos, sociais e económicos. É uma doença silenciosa e que só se manifesta tardiamente com complicações graves.

Para travar a expansão da doença, as equipas de saúde encontram-se a desenvolver programas de prevenção integrados na Educação para a Saúde, informação e formação aos técnicos e às pessoas visadas.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze