Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Maria João Fialho Gouveia apresenta o seu livro “Os Távoras” na Biblioteca Municipal de Leiria

10nov os t vora 1 675 2500
05 Novembro 2018

No sábado, dia 10 de novembro, às 17 horas, a escritora Maria João Fialho Gouveia, vem à Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, apresentar o seu livro “Os Távoras”.

Esta é a história da nobre família Távora, aqui contada na voz de Dona Mariana Bernarda e Dona Teresa Tomásia, duas senhoras desta ilustre Casa, que viveram em fausto e glória até o futuro Marquês de Pombal tentar apagar a sua semente da face da Terra.

A altivez e o poder dos grandes Távoras muito incomodavam a Sebastião José de Carvalho e Melo, Secretário de Estado. Tanto que, quando D. José I é vítima de um intrigante atentado, Sebastião José, futuro marquês de Pombal, tratou de os inculpar, prendendo-os em masmorras e conventos, sem poupar mulheres nem crianças. O Tribunal da Inconfidência, a que presidiu, torturou os réus e condenou-os a mortes cruéis. Por fim, baniu-lhes o nome e picou-lhes as armas de família, julgando tê-los calado para sempre.

Maria João Fialho Gouveia nasceu em 1961, em Lisboa.
Cresceu e estudou no Estoril, tendo depois cursado Comunicação Social na Universidade Nova de Lisboa. É ainda diplomada em Inglês pela Universidade de Cambridge.

Começou a sua carreira de jornalista aos 18 anos, conciliando-a depois com o ensino. Escreveu para o Blitz durante 16 anos, foi colaboradora do Se7e e do diário A Capital, integrou a equipa da Antena 1, trabalhou seis anos em publicidade e foi redatora da revista VIP. Neta de professora, cedo descobriu o gosto pela leitura e pela escrita. Amante da cultura e da arte, tem agora em curso uma licenciatura em História, que faz por mero prazer. E é com igual amor que se aventura agora na escrita.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze