Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Voluntários ajudam a sinalizar barreiras à mobilidade das pessoas com deficiência

Aaimg 9443 1 675 2500
17 Novembro 2018

Um grupo de mais de 30 voluntários participou este sábado num ‘peddy paper' denominado Sentir (IN) Acessibilidades, promovido com o objetivo de sensibilizar e consciencializar os munícipes para as dificuldades de acessibilidade que as pessoas com deficiência ou mobilidade condicionada enfrentam no seu quotidiano.

Os participantes foram convidados a vestir a pele da pessoa com deficiência e ultrapassar alguns obstáculos que estes cidadãos enfrentam no espaço público, como o simples atravessar de uma passadeira ou consultar uma ementa por um cego, o subir escadas com um carrinho com bebé, o subir um passeio ou efetuar um levantamento no multibanco em cadeira de rodas, ou as dificuldades sentidas pelas pessoas surdas na comunicação com a população que não entende a lingua gestual.

Ao longo do percurso entre o Largo Papa Paulo VI e a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, os participantes tiveram oportunidade de sinalizar locais com défice nas acessibilidades, para que seja efetuada uma proposta de intervenção para minorar situações que efetivamente necessitam de correção.

No final, foram convidados a aceder a uma aplicação informática em que puderam classificar o grau de dificuldade sentido em cada um dos obstáculos.

Segundo a vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Leiria, Ana Valentim, o objetivo desta iniciativa foi “identificar pontos que necessitam de correção e tornar Leiria uma cidade mais acessível”.

Com base nos resultados obtidos, serão tomadas medidas no sentido de tornar o espaço público mais inclusivo, explicou, realçando a importância da participação dos parceiros do Conselho Municipal para a Inclusão da Pessoa com Deficiência, de quem partiu esta iniciativa.

A criação de uma aplicação informática de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) foi uma das novidades nesta iniciativa, podendo este recurso vir a permitir o desenho de percursos acessíveis na cidade para as pessoas com dificuldades motoras.

Refira-se que esta iniciativa surgiu como resultado da identificação, por parte dos grupos de trabalho do Conselho Municipal para a Inclusão da Pessoa com Deficiência, das áreas que requerem maior investimento e intervenção.

O Conselho Municipal para a Inclusão da Pessoa com Deficiência tem estado a trabalhar afincadamente, sendo percetível que as várias entidades estão muito envolvidas e motivadas para que Leiria seja um exemplo de boas práticas na área da inclusão.

Em resultado desse trabalho, o Município de Leiria irá apresentar uma candidatura à Marca de Entidade Empregadora Inclusiva.
Recorde-se que esta é a segunda iniciativa desenvolvida pelo Conselho Municipal, tendo decorrido no dia 27 de setembro o Seminário – Inclusão pelo Desporto.

O Conselho Municipal para a Inclusão da Pessoa com Deficiência foi constituído em novembro de 2017 e tem vindo a desenvolver um trabalho muito importante num objetivo comum a todos os conselheiros, que é tornar Leiria um concelho cada vez mais inclusivo.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze