Dia da Floresta Autóctone assinalado com plantação de árvores

Adscn1556 1 675 2500
23 Novembro 2018

O Município de Leiria assinalou esta sexta-feira o Dia da Floresta Autóctone, em colaboração com a Junta de Freguesia de Amor, com uma ação de plantação de árvores que contou com a participação de 18 alunos do 2º e 3º ano da EB1 Casal Novo, 10 alunos do 2º ano EB 1 Coucinheira e 10 alunos do 10º ano do Colégio Dinis de Melo.

Originária do nosso país, a floresta autóctone é constituída por espécies muito adaptadas ao nosso solo e ao nosso clima, existindo no território há muitos anos. São exemplares da nossa floresta autóctone, entre outros, os carvalhos. Por oposição, temos, como espécies exóticas, as acácias e o eucalipto, que são recentes no nosso território e não permitem a constituição de floresta no verdadeiro sentido da palavra.

Nesta iniciativa foi realizada uma aula de campo que explorou estes e outros aspetos subordinados ao tema, seguindo-se a plantação de exemplares provenientes do Horto Municipal.

As plantas apresentavam todas porte considerável, tendo sido selecionadas face à necessidade de passarem a crescer num local definitivo e onde venham a receber os devidos cuidados.

Assumido esse compromisso por parte de alunos e professores, foram plantados carvalho-alvarinho, medronheiro, bordo-comum e até uma azinheira.

As árvores foram apadrinhadas pelas turmas, tendo ficado em pré-agenda uma visita ao pequeno bosque na Primavera de 2019, altura em que se fará monitorização.