Centro Qualifica do AE Henrique Sommer certificou 37 formandos

Qualifica maceira 1 675 2500
13 Dezembro 2018

O Centro Qualifica Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, centro especializado em qualificação de adultos, certificou, esta quarta-feira, dia 12, 37 formandos, numa cerimónia levada a cabo para o efeito na escola sede do agrupamento.

Na sessão, a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Leiria, Anabela Graça, considerou que o nível de qualificações da população é um dos indicadores que, com maior clareza, estabelece o nível de desenvolvimento de uma sociedade e marca uma fronteira nos países que assumem que a construção da democracia passa em primeiro lugar por colocar o cidadão no centro da estratégia política.

“Acredito que o saber é a ferramenta mais eficaz para concretizar a aspiração de construir uma sociedade verdadeiramente democrática, solidária e inclusiva”, disse, afirmando-se orgulhosa do papel de embaixadora do Centro Qualifica do AE Henrique Sommer na Maceira que lhe foi confiado.

“Assumo o compromisso de contribuir para que este centro continue a desenvolver a sua importante atividade, seja como agente facilitadora, seja como promotora de processos de comunicação entre os diferentes atores envolvidos”, acrescentou, realçando a importância de ser feita uma forte apostar na divulgação deste centro.

O Programa Qualifica está vocacionado para a qualificação de adultos melhorando os níveis de educação e formação e elevando os níveis de qualificação da população e da empregabilidade.

Os centros Qualifica são centros especializados em qualificação de adultos, vocacionados para a informação, aconselhamento e encaminhamento para ofertas de educação e formação profissional de pessoas com idade igual ou superior a 18 anos.

É uma estrutura cuja missão visa proporcionar à comunidade uma oportunidade d e formação, qualificação e certificação de nível básico e secundário, adequado ao seu perfil e necessidades do mercado de trabalho, valorizando assim os cidadãos e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país.

O Centro Qualifica Agrupamento de Escolas Henrique Sommer é o único centro escola em funcionamento no concelho de Leiria.