Escola renovada melhora condições de ensino para alunos da Bidoeira de Cima

Escola bidoeira 1 675 2500
13 Dezembro 2018

A Escola da Bidoeira de Cima abriu portas à comunidade esta quinta-feira numa cerimónia que celebrou a aposta do Município de Leiria na melhoria das condições de aprendizagem, através de um forte investimento na requalificação e equipamento da EB Bidoeira de Cima.

"A freguesia da Bidoeira tem hoje, ao nível da educação, um estabelecimento de educação e ensino que reúne todas as condições para a construção de um projeto de escola inovador de ambientes de aprendizagem diferenciadores", destaca a vereadora da Educação na Câmara Municipal de Leiria.

Refira-se que, com o investimento na ampliação e apetrechamento, a EB Bidoeira de Cima passa a dispor de quatro salas para o 1.º ciclo do ensino básico, salas de atividades e ainda espaços complementares, como refeitório, polivalente, biblioteca, espaços para atividades e espaço de jogo e recreio, de modo a garantir a qualidade da escola a tempo inteiro.

O investimento teve como objetivos reabilitar e modernizar as instalações escolares, colmatar falhas ainda existentes na rede regional de equipamentos escolares, qualificar e modernizar o Pré-escolar e Escolas Básicas do 1.º Ciclo para que possam oferecer condições para o cumprimento da escola a tempo inteiro através de infraestruturas adequadas, promover a articulação de níveis de ensino diferentes, possibilitando o percurso sequencial dos alunos, e criar infraestruturas e apetrechamento das mesmas potenciadoras de sucesso escolar.

Esta intervenção visou ainda a eliminação de espaços provisórios e adaptados para as componentes da escola a tempo inteiro do pré-escolar e do 1.º ciclo, para possibilitar a adequação das condições e da dimensão das escolas à promoção do sucesso.

A intervenção permitiu o reordenamento da rede escolar da freguesia, verificando-se o encerramento dos JI de Bidoeira de Cima e de Bidoeira de Baixo.

Refira-se que atualmente este estabelecimento acolhe 134 crianças, das quais 57 no pré-escolar e 77 no 1.º ciclo.

A empreitada envolveu um montante de 683.700 euros, sendo que na melhoria de mobiliário foi feito um investimento de 40.500 euros e em material didático 5.434 euros.