Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Ministro confirma estudo de viabilização da utilização da base Aérea de Monte Real pela aviação civil

Escolhida 1 675 2500
17 Dezembro 2018

O Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, anunciou esta segunda-feira em Leiria que o Governo está a elaborar um estudo sobre a viabilidade da abertura da Base Aérea de Monte Real à aviação civil.

O governante, que participou nas Jornadas Millennium Empresas, reconheceu que esta é uma ambição antiga desta região, anunciando que o modelo que se propõe para Monte Real é semelhante ao utilizado na Base das Lajes.

“É um processo dessa natureza que queremos desenvolver em Monte Real”, disse o ministro, acrescentando que já foi iniciado um trabalho conjunto entre o Ministério que tutela e o da Defesa e ainda a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria com vista à avaliação das condições da abertura da Base Aérea de Monte Real ao tráfego civil.

Esta posição foi assumida na sequência da intervenção do presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, nestas jornadas, em que realçou a importância que a abertura da Base Aérea à aviação civil representa para o desenvolvimento da região.

“Não é possível continuar a adiar este investimento sob pena de ser travado e comprometido o potencial de crescimento de uma região com uma fortíssima margem de progressão económica e social”, disse Raul Castro, destacando o facto de esta infraestrutura servir uma região em que existe uma ampla base de empresas de matriz tecnológica, património classificado pela Unesco com grande capacidade de atração, uma costa ímpar, as ondas da Nazaré, castelos e monumentos únicos, e o Santuário de Fátima que atraiu 9,4 milhões de peregrinos em 2017.

“Esta infraestrutura será fundamental para elevar o nível competitivo desta região, para potenciar a vocação exportadora das nossas empresas, para reforçar a ligação à nossa diáspora, fomentar a internacionalização do nosso ensino superior e capitalizar para a região a apetência turística do destino Portugal”, acrescentou.

Nestas jornadas, que contaram com a participação de empresários da região, intervieram ainda responsáveis por esta instituição bancária.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze