Espaços museológicos do Município com entrada livre no primeiro domingo de cada mês

Mimo 1 675 2500
17 Dezembro 2018

Os espaços museológicos do Município de Leiria vão ter entrada livre no primeiro domingo de cada mês a partir de janeiro de 2019, uma medida aprovada com o objetivo de estimular a aproximação da comunidade local aos espaços culturais municipais representativos da herança histórica e patrimonial do concelho.

Estão englobados nesta isenção de cobrança de bilhete o Castelo de Leiria e nos museus, m|i|mo – museu da imagem em movimento, Moinho do Papel e Museu de Leiria, uma medida que visa responder à necessidade de reforçar a coesão entre as diversas instituições museológicas e cativar novos públicos, afirmando os museus como espaços culturais dinâmicos. Pretende-se também garantir uma oferta diversificada na bilhética dos espaços culturais, reunindo circuitos museológicos, mas mantendo a identidade de matriz cultural.

Por detrás desta decisão está ainda o entendimento de que o turismo deverá ser encarado como um fator de crescimento económico, que representa também um importante veículo de divulgação do património cultural local, garantindo em simultâneo o acesso universal à cultura.

A inclusão sociocultural e de acessibilidade económica, indo ao encontro da prática existentes nos monumentos, museus e palácios sob a tutela da DGPC – Direção-Geral do Património Cultural – é outra razão apontada para esta medida.

Recorde-se que em 2017 estes espaços registaram um total de 138.091 visitantes, o que constitui uma fatia considerável do universo de 357.543 visitantes/espetadores registados nos espaços culturais do Município.