Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Município apoiou IPSS com meio milhão de euros em 2018

Camara 1 675 2500
14 Janeiro 2019

O Município de Leiria atribuiu meio milhão de euros em apoios a instituições que atuam na área do apoio social e solidariedade, revelou esta segunda-feira a vereadora do Desenvolvimento Social, Ana Valentim.

A atribuição dos diversos tipos de auxílios às entidades e organismos legalmente constituídos, designadamente Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) ou outras que prossigam fins de interesse municipal, visa promover o desenvolvimento de projetos ou atividades concretas em áreas de interesse municipal, como as de natureza social.

Os apoios, que têm enquadramento no Pró-Leiria – Regulamento de Atribuição de Auxílios do Município, contemplaram IPSS que desenvolvem atividades na área da população sénior, deficiência/reabilitação e infância, destacando-se alguns programas, nomeadamente classes de mobilidade, hipoterapia, apoios para rendas de instalações, projetos de inclusão social, apoios para obras, entre outros.

Acresce referir que o Município tem promovido a reabilitação de habitações para famílias em situação de vulnerabilidade social e assim proporcionar melhores condições de habitabilidade a pessoas que efetivamente não possuem capacidade financeira para melhorar a sua habitação, um trabalho desenvolvido em articulação com as Juntas de Freguesia e as Instituições locais.

Por outro lado, a Câmara Municipal, enquanto promotora do desenvolvimento social concelhio, tem vindo a desenvolver estratégias de atuação no âmbito da prevenção e diminuição de situações de pobreza, bem como prevenir e intervir, em parceria com outras entidades, em todas as formas de exclusão social.

É neste âmbito que se insere o Programa de Comparticipação em Medicamentos e o Programa de Comparticipação ao Arrendamento.

“Trata-se de dois programas de apoio direto ao munícipes e que têm tido um forte impacto na vida das pessoas. Através da monitorização regular destes programas, percebemos que efetivamente é possível melhorar a situação sócio-económica de algumas famílias”, realça Ana Valentim.

“Por outro lado, temos tentado ir ao encontro daquilo que são as necessidades diagnosticadas pela Rede Social, pelo que no ano em curso vamos tentar implementar um projeto na área da infância, nomeadamente de apoio a crianças em situação de vulnerabilidade na resposta social de Creche”, acrescenta a vereadora do Desenvolvimento Social do Município.

No que diz respeito ao Programa de Comparticipação em Medicamentos, no ano de 2018 foram abrangidos 814 beneficiários, num total de 526 candidaturas apresentadas, sendo que se destacam as Uniões de Freguesia de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes e União de Freguesias de Marrazes e Barosa com o maior número de candidaturas. Foi comprometido ao programa o valor de 87.000 euros.

Relativamente ao Programa de Comparticipação ao Arrendamento, importa referir que presentemente, o Município apoia 117 famílias ao nível da renda de casa. Tratam-se maioritariamente de famílias monoparentais no escalão etário 40/64 anos de idade. Foi afeto ao programa, o valor de 124.000€.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze