Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Município assinala 90 anos da inauguração do Edifício Agência do Banco de Portugal

Banco de portugal   c pia 1 675 2500
15 Janeiro 2019

O Município de Leiria vai assinalar 90 anos da inauguração do Edifício Agência do Banco de Portugal, dia 17 de janeiro, às 17:00. A data será assinalada com uma sessão em que será servido um porto de honra, seguindo-se uma visita guiada e partilha de histórias por quem trabalhou naquele espaço.

Conforme refere o livro “Ernesto Korrodi – Roteiro na cidade de Leiria”, o edifício foi projetado foi solicitado pela Direção do Banco de Portugal. No exterior apresenta as formas do que Ernesto Korrodi designava de arquitetura tradicional da 1ª metade do Séc. XVIII, própria de edifícios apalaçados.

A frontaria é dominada por um pórtico monumental, com colunas de capitéis jónicos em pedra lioz, encimado pelas armas nacionais. A cornija termina num beiral saliente cuja função é meramente decorativa, mas que acentua o movimento das formas. O edifício assenta sobre um embasamento duplo, em silhares almofadados. Os dois imponentes portões laterais rematados com cornijas distinguem o edifício, como peça arquitetónica, no contexto urbanístico adjacente.

Este edifício que pela presença na cidade de Leiria faz parte da paisagem urbana foi em boa hora destinado a uso cultural. O espaço é habitualmente utilizado para albergar as exposições de pintura de maior projeção.

Entrada livre.

Programa

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze