Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Jovens Deputados debateram “Ano Nacional da Colaboração”

50248195 1876259442483656 5061122838073704448 o 1 675 2500
18 Janeiro 2019

O Teatro Miguel Franco, em Leiria, acolheu esta sexta-feira a sessão dos Jovens Deputados, com a participação de 51 deputados ‘eleitos’ nas escolas secundárias do concelho, para uma sessão plenária em que esteve em debate o tema “Ano Nacional da Colaboração”.

A sessão foi presidida por António Sequeira, presidente da Assembleia Municipal de Leiria, que manifestou grande confiança no papel que as novas gerações podem desempenhar na consolidação da democracia.

“Tenho grande esperança na vossa geração, que é aquela que nos pode permitir continuar a viver em liberdade”, disse António Sequeira, desafiando os jovens a participarem no processo de consolidação democrática, como a via para contrariar os perigos totalitaristas que atualmente pairam sobre diversos países.

Gonçalo Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria, destacou a importância da iniciativa, que promove o debate de ideias num espírito de liberdade, por uma geração que será confrontada com grandes desafios resultantes da evolução tecnológica das sociedades.

“No futuro, a vivência em sociedade só será possível se houver um forte espírito de entreajuda entre gerações”, disse, dando como para os conflitos que a substituição do homem pelos processos tecnológicos no mundo laboral pode gerar.

Além do debate sobre o tema da sessão - “Ano Nacional da Colaboração” -, os jovens deputados levaram a plenário outros assuntos como a gestão de resíduos urbanos, a falta de condições da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, a mobilidade urbana e o combate à poluição, tendo todas as deliberações apresentadas merecido aprovação.

Na edição deste ano participaram alunos da Escola Secundária Domingos Sequeira, Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, Escola Básica e Secundária Henrique Sommer, Escola Secundária Rodrigues Lobo, Escola Profissional de Leiria, Escola Monsenhor José Galamba de Oliveira e o Colégio Dr. Luís Pereira da Costa.

No encerramento da sessão, a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Leiria, Anabela Graça, agradeceu o empenho dos participantes na assembleia, que levaram a debate questões de grande relevância no contexto atual da sociedade.

“Este projeto serve para dar voz aos jovens, mas as vossas propostas não podem cair em saco roto. Das deliberações que foram aqui aprovadas tentamos pôr em prática aquelas que digam respeito ao Município”, destacou.

A sessão pode ser vista na íntegra em https://bit.ly/2Hf6A4y

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze