Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Biblioteca Municipal com mais visitantes, leitores, empréstimos domiciliários e consultas presenciais em 2018

Biblioteca municipal 1 675 2500
21 Janeiro 2019

A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira (BMALV), em Leiria, registou, em 2018, 13.799 leitores inscritos, com um acréscimo de 977 novos leitores, relativamente a 2017.

Este espaço de leitura, estudo, intervenção cultural e investigação registou 102.367 utilizadores, o que representa um acréscimo de 2.156 visitantes em relação a 2017.

Os pedidos de empréstimo domiciliário registaram um total de 22.946, mais 758 do que em 2017, e as consultas presenciais foram de 18.895, face a 17.501 em 2017.

Este crescimento dos utilizadores e da utilização dos serviços reforça a estratégia da BMALV de apostar cada vez mais na qualidade da oferta, ao nível das suas instalações, equipamentos, acervo e agenda cultural, cativando e fidelizando cada vez mais públicos.

Para aferir a importância destes números da Biblioteca Municipal de Leiria, no todo nacional, é importante referir que em 2016, de acordo com o relatório estatístico anual da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas), cada biblioteca pública teve em média 6.885 utilizadores inscritos, um número ligeiramente inferior à média de 6.900 utilizadores em 2015. Também a média de visitas em cada biblioteca desceu de 38 mil para 37 mil/anual.

No serviço de empréstimo da Biblioteca Municipal de Leiria destaque para:

TOP 5 Livros para adultos – Total de Empréstimos de 2018:
1- A Saga da Baia de Chesapeake
2- As Guerreiras de Maxwell
3- Os Imortais
4- Crossfire
5- Wayward Pies

TOP 5 Livros para crianças – Total de Empréstimos de 2018:
1- A Lagartinha muito comilona
2- Alfredo, os teus dentes metem medo!
3- 8 horas: na escola do queijo
4- O diário de um Banana 8
5- O coelho Branco

TOP 5 Audiovisuais – Total de Empréstimos de 2018:
1- A Vida Secreta dos Bichos (vídeo)
2- Elena de Avalor (vídeo)
3- Hotel Transylvania 3 (vídeo)
4- Trolls (vídeo)
5- O Panda do Kung Fu 3 (vídeo)

Estiveram presentes na BMALV, em 2018, no âmbito do Leiria Convida, os seguintes escritores e outras personalidades: António Barreto, José Milhazes, Pacheco Pereira, Joana Roque, Fernando Dacosta, Maria João Fialho Gouveia, Fernando Rosas, Sandra Santos.

A Galeria Municipal da BMALV recebeu grandes exposições de artistas como a escultora Adália Alberto, Daniela Garrido, Inácio Valério, Alma Lusa- coletiva de fotografia e Joaquim Dias.
Em 2018, para além dos livros dos convidados do Leiria Convida, foram apresentados 20 livros de autores locais, regionais e nacionais, sendo alguns primeiros livros de novos autores.

No âmbito do Serviço Educativo da Biblioteca Municipal de Leiria (projetos Bebeteca, Hora do Conto, Histórias de Fio a Pavio, Visitas de Escolas, Conta-nos Histórias na Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria, Leiria a Ler, Piquenique de Histórias, Conto de Natal, Pintalgar, Roteiro com escritor), realizaram-se 167 sessões, com a presença de mais de 3.500 crianças e acompanhantes.
A Feira do Livro organizada pela BMALV trouxe a Leiria milhares de alunos, bem como muito público em geral.
A Semana da Leitura, que decorreu na mesma data da Feira do Livro, envolveu 2.500 crianças, nas diversas atividades.
Marcaram presença na Biblioteca de Praia do Pedrógão 3.615 utilizadores, num espaço requalificado e com esplanada de leitura, onde decorreram trinta atividades.
O projeto “Ler nas Férias – A Biblioteca vai às freguesias”, decorreu durante os meses (julho e agosto), assumindo-se como um projeto municipal, organizado pela Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira e em parceria com as juntas de freguesia.
Com o apoio das Juntas de Freguesias foi possível a distribuição de 10 baús, cada um com 45 livros. Foram realizadas 165 requisições.
Este ano, o projeto foi diferenciado com uma sessão de animação da leitura, para crianças e seniores, na entrega dos baús.

Juntas de Freguesias envolvidas:
• Monte Redondo e Carreira – Monte Redondo
• Coimbrão
• Amor
• Bajouca
• Bidoeira
• Monte Real e Carvide – Monte Real
• Milagres
• Boavista e Santa Eufémea – Boavista
• Marrazes e Barosa - Marrazes
• Santa Catarina da Serra e Chainça – Sta. Catarina da Serra

A BMALV assume um papel único na criação de hábitos de leitura, desde a mais tenra idade até aos seniores, na estimulação da criatividade, numa capacidade geradora de opiniões, para uma cidadania ativa, na autoformação e aprendizagem contínua, para reforço da literacia, no acesso a diferentes formas de expressão cultural, no conhecimento do nosso património material e imaterial e no acesso à informação e cultura inclusiva.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze