Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Villa Portela recebe ‘cine-koncerto’ de Edgar Pêra

Abc 1 675 2500
15 Fevereiro 2019

Está prestes a soar a claquete para entrarmos em ação na segunda sessão do Ciclo de Conversas – Diálogos com a Música, desta vez no formato ‘cine-koncerto’.

Dia 22 de fevereiro, às 19:00, na Villa Portela, em Leiria, os realizadores da conversa com o tema ‘Música’ são Edgar Pêra, Telmo Soares, da banda First Breath After Coma, Miguel Ferraz, da Casota Collective, e Hugo Ferreira, da Omnichord Records.

A banda sonora/momento performativo fica a cargo de Edgar Pêra, Nick Suave e Cláudio Vasques.

Nesta sessão, os participantes terão oportunidade de assistir ao “Manual de Evasão Kino-Sónyka”, um ‘cine-koncerto’ que conjuga as visões ao vivo de Edgar Pêra com os seus filmes, misturados em direto pelo Vjammer Cláudio Vasques e musicados ao vivo pelo multi-facetado Nick Suave.

Material de arquivo inédito da filmografia de Edgar Pêra do século passado e ‘loops’ de filmes mais recentes como O Homem-Pykante (sobre o poeta Alberto Pimenta) serão alternados e sobrepostos a imagens captadas ao vivo do evento.

Este ciclo de conversas, que surge no contexto da candidatura de Leiria à Rede de Cidades Criativas Unesco na área da Música, é promovido pelo Teatro José Lúcio da Silva, tendo a Fundação Millennium bcp como mecenas e a CentroStar como parceiro de mobilidade.

A conversa e a música desfiam-se na última sexta de cada mês, até julho, casando a música com o cinema, a literatura, as artes digitais, ‘crafts & folk art’, a gastronomia e o design.

A primeira sessão decorreu dia 25 de janeiro, com o tema “A Ópera e a Química”, contando, na palavra, com as participações de João Paulo André, Carlos Fiolhais, Manuela Moniz, e na música de Lara Rainho e Sérgio Varalonga.

A candidatura de Leiria à Rede de Cidades Criativas Unesco

Preparar uma candidatura à UCCN é uma oportunidade de criar projetos específicos para a cidade e definir estratégias de médio e longo prazo.

Ao criar a Rede de Cidades Criativas, a UNESCO teve como objetivos primordiais “promover o desenvolvimento social, económico e cultural de cidades de países desenvolvidos e de países em desenvolvimento” e fomentar a “diversidade cultural”. Em primeiro lugar, devemos aplicar estes princípios à cidade, incentivando a criação de parcerias entre os sectores público, privado e social.

Num processo aberto e dinâmico, partindo da premissa que as pessoas são o principal recurso da cidade, a elaboração desta candidatura tem apostado na participação e na partilha de experiências, com o objetivo de tornar a cidade mais coesa e mais integradora. Se é verdade que vivemos num mundo global, cada vez mais conectado, em que devemos desenvolver a cooperação internacional, é fundamental que não esqueçamos a realidade local, regional e nacional e que criemos links, que nos conectemos, que nos reconheçamos ao nível do concelho, antes de nos conectarmos com o mundo.

É neste âmbito que surge o Ciclo de conferências “Diálogos com a Música”.

Paralelamente ao processo de elaboração da candidatura, Leiria é convidada a refletir sobre o carácter trans e multidisciplinar da Música, convocando pensadores, músicos, autores, artistas de Leiria para diálogos improváveis com pensadores, músicos, autores, artistas, jornalistas, figuras públicas nacionais e/ou internacionais.

Mensalmente, de Janeiro a Julho, os leirienses são desafiados a pensar a música em diálogo com as restantes áreas da UCCN - Literatura, Crafts &Folk Art, Design, Cinema, Gastronomia e Artes Digitais (Media Arts). Cada sessão destes Diálogos terminará com um momento performativo.

O Teatro José Lúcio da Silva associou-se à dinâmica desta candidatura e promoveu este ciclo de diálogos; a Fundação Millennium bcp assumiu-se como mecenas, reconhecendo qualidade e mérito ao projecto e à ambição de Leiria; a CentroStar aceitou ser nosso parceiro de mobilidade.

Escolhemos o Moinho de Papel para acolher estas conversas, sobretudo pela carga simbólica e pela beleza do lugar.

Sobre a Fundação Millennium bcp:

A atividade da Fundação Millennium bcp, inserida no contexto das políticas de solidariedade social e de mecenato cultural institucional, assume-se como agente de criação de valor na sociedade, nas diversas áreas da sua intervenção. Neste sentido, tem procurado, ao longo do tempo, concentrar os seus recursos no apoio a instituições e organismos de referência e a projetos que apresentem orientação para o acréscimo de eficácia a longo prazo.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze