Leiria com calendário cheio de atividades ambientais

Dsc 6574 1 675 2500
18 Fevereiro 2019

O Município de Leiria irá dar continuidade, em 2019, à estratégia de promoção de boas práticas e sensibilização para as questões ambientais no concelho, com um calendário que prevê mais de quatro dezenas de iniciativas.

Dos vários eventos, destacam-se a “Floresta Viva” na Lagoa da Ervedeira (12 de Outubro), diversas exposições como “Árvores com História” e “Mar de Plástico”, as sessões diárias “Cine Eco Férias da Páscoa” e a 3.ª Edição “Morcegos à Solta”.

O projeto “Agir Local!” irá também incluir ações de limpeza da Praia do Pedrógão, de plantação de árvores na Lagoa da Ervedeira (16 e 23 de Novembro) e de comemoração da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos (17 de Novembro).

Para além disso, haverá iniciativas que envolvem tubarões, “rock and roll”, cortiça, sabão ecológico, entre muitas outras.

A agenda será ainda marcada pelo aniversário do Centro de Interpretação Ambiental de Leiria (30 de agosto) e por várias actividades a desenvolver no Centro Azul da Praia do Pedrógão, durante a época balnear.

Em 2018, o Município contou com mais de 6.500 participantes nas quase sete dezenas atividades que organizadas.

A agenda do ano passado destacou-se pela sua diversidade de iniciativas e dos públicos envolvidos, procurando abranger várias temáticas e audiências.

Apresentações de livros, palestras e teatros foram alguns dos eventos que marcaram o calendário ambiental, direcionados para público em geral, escolas e atividades de tempos livres de alunos.

O envolvimento da população na defesa do ambiente foi outro dos propósitos das atividades desenvolvidas, de que é exemplo o projecto “Praia Limpa” que, nas suas seis sessões, contou com cerca de 330 voluntários e que permitiu recolher quase 2.400 quilos de lixo.

A estratégia do Município passa assim por incentivar à prática de uma cidadania ativa através da adoção de comportamentos ecológicos e contribuir para um maior crescimento sustentável.

“A informação e a educação ambiental assumem uma importância fundamental para o Município, pois só assim poderemos assegurar um melhor futuro para nós e para os nossos filhos”, refere Ana Esperança, vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Leiria, realçando que é objectivo continuar a “envolver toda a população no esforço de defesa e salvaguarda do nosso ambiente, uma responsabilidade que deve ser partilhada por todos”.

“O Município tem também uma segunda responsabilidade, que é a de defender o Galardão Eco XXI, que recebeu em 2018 pelo quinto ano consecutivo”, acrescenta.