Vereadora da Educação destaca papel dos jovens na construção de uma Europa mais forte

Parlamento jovem 1 675 2500
24 Fevereiro 2019

A vereadora da Educação da Câmara Municipal de Leiria, Anabela Graça, destacou este domingo, na sessão de Seleção Regional do Parlamento Europeu dos Jovens, que decorreu no Teatro Miguel Franco, a importância dos jovens para a construção de uma Europa mais forte.

“O Parlamento Europeu dos Jovens é um passo decisivo na construção do sonho Europeu: tolerância, coesão e diversidade”, disse Anabela Graça, realçando que, através de organizações como esta, os jovens desenvolvem uma consciência cívica, espírito de iniciativa e autonomia.

“Dar aos jovens os recursos para que se tornem cidadãos ativos, agentes de solidariedade e de mudança positiva, inspiradas nos valores e identidade europeus de Jean Monnet, Robert Schuman e Simone Veil”, foi outra das mensagens que a vereadora da Educação deixou aos 90 participantes que durante quatro dias debateram ideias e partilharam experiências, desenvolvendo capacidades como o trabalho em equipa, gestão de prazos, mediação de conflitos e desenvolvimento de raciocínios lógicos e sua defesa com eloquência.

Na sessão deste domingo, os estudantes do ensino secundário e a equipa internacional de voluntários apresentaram as suas conclusões, numa ação de estratégia de promoção da cidadania ativa e da necessidade de dar voz aos jovens.

A Sessão de Seleção Regional foi organizada pela Associação Portuguesa do Parlamento Europeu dos Jovens, um organismo gerido por estudantes em regime de voluntariado e que tem como missão desenvolver o interesse dos jovens pela discussão política e social, bem como pelo processo democrático de decisão.

Esta iniciativa teve o apoio do Município de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciência Sociais e Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria.