Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Leiria recebe projeto-piloto para criação de consulta de medicina do exercício físico

Aaimg 0711 1 675 2500
28 Fevereiro 2019

A Unidade de Saúde Familiar Santiago de Leiria vai disponibilizar uma consulta estruturada e multidisciplinar de atividade física, em resultado de um projeto-piloto da Direção-Geral de Saúde, cuja implementação envolve a participação da Câmara Municipal de Leiria, Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral, Unidade de Saúde Familiar Santiago de Leiria, Juventude Vidigalense e Instituto Politécnico de Leiria, que assinaram esta quarta-feira um protocolo de cooperação para a sua concretização.

Segundo o protocolo, serão alvo primordial de encaminhamento pelos respetivos médicos de família para a consulta de prescrição de atividade física os utentes com diabetes tipo 2 ou depressão, num projeto que envolve um trabalho de investigação do Instituto Politécnico de Leiria, que liderou a candidatura de Leiria a este projeto-piloto.

Na cerimónia de assinatura, a vereadora da Saúde do Município de Leiria, Ana Esperança, destacou a importância da aposta na prevenção e na prática do exercício físico para a promoção da saúde, agradecendo o empenho de todos os envolvidos neste projeto enquadrado na estratégia da Direção-Geral de Saúde para a promoção da atividade física.

Pedro Sigalho, diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral, manifestou grande expetativa em relação aos resultados deste projeto que vem colmatar uma lacuna na área da saúde.

O coordenador da Unidade de Saúde Familiar Santiago de Leiria, Manuel Carvalho, realçou a importância da aposta nos cuidados primários de saúde e do investimento na prevenção da doença.

O presidente da Juventude Vidigalense, Paulo Vieira, confessou-se orgulhoso por participar num projeto que promove a saúde através da prática desportiva.

Rui Pedrosa, presidente do Instituto Politécnico de Leiria, considerou que este projeto está na linha daquilo que uma instituição de ensino superior deve fazer, na medida que é um exemplo do relacionamento que deve manter com a sociedade e as suas instituições, por envolver a instituição na promoção da qualidade de vida, colocando o seu conhecimento ao serviço da comunidade.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete