José Manuel Dias Poças das Neves recebeu Prémio Villa Portela

Aaimg 0987 1 675 2500
16 Março 2019

O investigador José Manuel Dias Poças das Neves recebeu este sábado o Prémio Villa Portela 2018, pela obra “Arthur d'Oliveira Santos. O percurso da vida de um idealista republicano (1884-1955)” que apresentou a concurso.

Na cerimónia, que decorreu no Museu de Leiria, o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, destacou a importância deste prémio como estímulo à investigação da história local e ao seu contributo para a construção de uma identidade territorial.

O presidente do Centro do Património da Estremadura (CEPAE), Adélio Amaro, realçou o mérito do trabalho vencedor, pelo seu contributo para o conhecimento da história da região.

Ricardo Charters d’Azevedo recordou que fundou este prémio com o propósito de dar a conhecer aos leirienses a sua história, destacando o facto de existir cada vez mais investigação sobre a história local.

O vencedor fez uma apresentação do sua investigação, que, como realçou o júri na ata de atribuição, constitui uma biografia, inovadora dentro do contexto da investigação histórica sobre a Região de Leiria e o Concelho de Ourém, com rigoroso respeito por todas as metodologias científicas próprias da escrita da História.

O júri entendeu ainda, que o trabalho premiado possui uma relevância e atualidade em termos de impacto social e cultural, contribuindo para o conhecimento e compreensão de um período e problemáticas da maior importância na História da Região de Leiria e de Ourém.

A promoção da investigação da história local e do património do distrito de Leiria e do concelho de Ourém é o objetivo do Prémio Villa Portela, criado em 2010 por Ricardo Charters d'Azevedo, anterior proprietário da Villa Portela, tendo passado a ser suportado pelo Município em 2018, no âmbito da passagem para a esfera autárquica do edifício Villa Portela.

Este prémio, criado em 2010 por Ricardo Charters d'Azevedo, anterior proprietário da Villa Portela, passou a ser suportado pelo Município no âmbito da passagem para a esfera autárquica do edifício Villa Portela, numa iniciativa em parceria com o CEPAE – Centro do património da Estremadura.

Mais informação goo.gl/ioisZj