Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Feira do Livro 2019 traz liberdade e mostra facetas da palavra

41. apresenta  o feira do livro 18032019 1 675 2500
18 Março 2019

Foi apresentado hoje o programa de actividades que irão preencher os dias da Feira do Livro 2019, que decorre de 27 a 31 de março, no Mercado de Sant’Ana.

Pela primeira vez, o evento terá um tema central, “Somos livres com livros”, anunciou Anabela Graça, vereadora da Educação, dada a proximidade ao Dia da Liberdade, “numa tentativa de abrir horizontes e tornar a Feira intelectualmente mais interessante”, acrescentou.

Para além disso, “os livros são instrumento de liberdade e dos valores da nossa civilização”, defendeu a autarca, considerando que se trata de um “virar de página na Feira do Livro”.

As tradicionais bancas de livros estarão presentes com a participação das livrarias Americana, Arquivo, Boa Leitura, Gráfica de Leiria e Letras e Livros, contando também com a colaboração das Edições Tinta da China.

“A Feira só é possível porque existe uma rede de parceiros”, defendeu a vereadora, que, perante jornalistas e convidados, apresentou o programa para este ano.

A edição de 2019 traz a Leiria alguns dos nomes mais sonantes do panorama cultural português, naquela que, segundo a Anabela Graça, é a inovação do evento: “a exploração da dimensão da palavra”.

Gonçalo M. Tavares, escritor finalista do prémio europeu de literatura Jean Monnet, leciona um curso de dez horas sobre Cultura, Literatura e Pensamento Contemporâneo, numa iniciativa que pretende ser formativa e possibilitar um contacto mais direto entre escritor e leitores.

Associando a palavra à imagem, estará patente a exposição de fotografia “25 de Abril, 45 anos”, de Alfredo Cunha, conhecido como o fotógrafo de Abril, e que irá mostrar os diferentes momentos do que foi o 25 de Abril de 1974.

Também a palavra humorística terá lugar na Feira do Livro com a presença de Ricardo Araújo Pereira, que, no dia 31, apresenta a obra “Estar vivo aleija”, e Sérgio Godinho, músico com ligações ao Dia da Liberdade e com incursões na literatura, vem à Feira falar do seu livro “Estocolmo”.

É ainda de destacar a participação de escritores leirienses, que terão o seu próprio espaço para contacto direto com leitores, sendo, para a vereadora, sinal de que “valorizamos muito o talento dos nossos autores”.

À semelhança de anos anteriores, os cerca de 4.100 alunos do 1.º ciclo das escolas do concelho recebem um voucher no valor de 2 euros para aquisição de livros no espaço da Feira, com o objectivo de estimular a aproximação à leitura.

Para os mais novos, está ainda preparada a actividade “Acampar com Histórias”, ou seja, uma dormida junto de livros, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira.

A completar o leque de actividades, estão agendados peças de teatro, palestras com escritores nacionais, sessões de autógrafos, concertos musicais e uma entrega de prémios.

Para a representante da ACILIS – Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria, um dos parceiros da Feira do Livro, “tem-se reinventado e sempre para melhor”, opinião partilhada pelo presidente da União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, que defendeu que “é fácil encontrar casa cheia”.

Por sua vez, Samuel Rama, Pró-presidente do Instituto Politécnico de Leiria defendeu que a atractividade do programa levará os estudantes universitários ao evento, dando-lhe também a oportunidade de contacto com autores, ao mesmo tempo que permite aos investigadores do IPL partilharem os seus trabalhos.

Consulte aqui o programa completo da Feira do Livro 2019.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete