Festival de Teatro Juvenil festeja 25 anos com mais de 20 peças

58  ftj 300420119 1 675 2500
26 Abril 2019

O Festival de Teatro Juvenil (FTJ) celebra este ano o seu 25.º aniversário e, de 2 de maio a 6 de Junho, serão apresentadas, no Teatro Miguel Franco, mais de 20 peças teatrais em que os protagonistas são os alunos de estabelecimentos de ensino.

São 15 escolas públicas e privadas do concelho, três dos municípios de Batalha, Marinha Grande e Ourém e três grupos de teatro que irão atuar no âmbito da iniciativa organizada pelo Município de Leiria.

No total, deverão participar cerca de 360 crianças e jovens entre os 10 e os 18 anos, alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.

As peças são produzidas pelas escolas participantes, assumindo o teatro e a expressão dramática como valores das atividades complementares de ação educativa e enriquecimento cultural.

O FTJ, integrado no Projeto Educativo Municipal, tem ainda como objetivo a promoção do teatro como expressão artística geradora de cidadãos críticos e criativos.

O evento tem início com a sessão de abertura e comemorativa da 25.ª edição do FTJ, agendada para o próximo dia 30, às 21:00, no Teatro José Lúcio da Silva, e que inclui a subida ao palco da peça “Muito Barulho por nada”, de William Shakespeare, numa produção da associação cultural Filho do Meio.

O encerramento tem data marcada para 6 de Junho, com a atuação do Grupo de Teatro Infantil e Juvenil “Os Miúdos da Serra”, de Alqueidão da Serra, com uma peça com o mesmo nome, às 21:30, no Teatro Miguel Franco.

Todos os espetáculos têm entrada livre.