Animália: venha à festa e contribua para uma boa ‘cauda’

Animalia 2 1 675 2500
16 Maio 2019

Está de volta a Leiria, dia 25 de maio, a Animália, um evento ao ar livre com mostra de animais, quinta pedagógica, insufláveis, restauração, recolha de bens e muita animação.

Este evento vai decorrer nas imediações da Torre de Escalada (em São Romão - Via do Polis), entre as 10:00 e as 18:00, sendo os participantes convidados a contribuir para uma recolha solidária de bens para animais de companhia, a favor da Associação dos Desprotegidos e Associação Zóofila de Leiria Fiéis Amigos. É, como se diz na ‘gíria canina’, por uma boa ‘cauda’, podendo ser doados alimentação, acessórios e bem-estar, produtos de higiene, brinquedos e material de desparasitação.

No local haverá uma área expositiva, dedicada a profissionais vocacionados para este setor - clínicas veterinárias, petshops, treinadores, criadores e associações de proteção de animais abandonados, produtos/rações caninas, entre outros.

Esta iniciativa enquadra-se no âmbito das responsabilidades municipais no que respeita à promoção do bem-estar animal, da sensibilização para o não abandono dos animais e o incentivo da sua adoção responsável.

Quanto ao programa, a abertura oficial está agendada para as 10:00, com visita aos expositores, seguindo-se, às 10:30, a Cãominhada, às 11:30 uma demonstração Cinotécnica da GNR – Cães de Busca e Salvamento, e às 12:15 um workshop sobre bem-estar animal.

Às 14:30, realiza-se um ‘Show’ Canino, seguindo-se às 15:30 o Desfile Canino. Para as 17:30 está agendada a divulgação dos bens angariados.

Para além das atividades programadas para os visitantes e para os seus melhores amigos de quatro patas, existirão ações a decorrer ao longo do dia como a quinta pedagógica, mostra de animais, insuflável para crianças e uma zona de restauração e lazer.

Para a vereadora do Ambiente, que tutela também a pasta do Serviço Médico-Veterinário, esta iniciativa enquadra-se no âmbito das responsabilidades municipais referentes à promoção do bem-estar animal, vacinação, sensibilização contra o abandono dos animais e ao incentivo da sua adoção responsável.

“Este evento apresenta, além da oferta lúdica, uma importante vertente pedagógica, no sentido de sensibilizar a população em relação às questões sobre saúde, bem-estar animal e adoção responsável”, realça Ana Esperança.

Com organização do Município de Leiria, a Animália conta com o apoio da Propecuária – Veterinária Farmacêutica, e da Artmadesign – Comunicação Global e como parceiros de comunicação os semanários Região de Leiria e Jornal de Leiria, o Diário de Leiria e a Rádio 94 FM.

animalia_2019_programa_post_fb