Castelo iluminado para assinalar Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino a 19 de maio

Castelo 105 1 675 2500
16 Maio 2019

A Câmara Municipal de Leiria vai assinalar o Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino, a 19 de maio, com a iluminação do Castelo de Leiria de 17 a 20 de maio.

Leiria junta-se as várias autarquias do país que assinalam este dia em colaboração com APDI - Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino, colite ulcerosa, doença de Crohn.

O objetivo principal desta iniciativa simbólica é a sensibilização pública para que estas patologias invisíveis se tornem visíveis.

Estas duas patologias atingem em Portugal, mais de 20 mil pessoas pelo que se justifica alertar e sensibilizar a população em geral, para esta doença incapacitante, que requer internamentos prolongados e intervenções cirúrgicas delicadas, afetando física e psicologicamente quer os doentes, quer as suas famílias, ao longo de toda a sua vida.