Concurso de Ideias “Empreendedorismo nas Escolas no Território da CIMRL 2019” : Escola Afonso Lopes Vieira vence fase municipal

Empreendedorisno 1 675 2500
17 Maio 2019

A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira acolheu esta quinta-feira a fase municipal da 5ª edição do Concurso Novas Ideias de Negócio para o ensino secundário.

Foram apresentados sete projetos finalistas perante o júri constituído pela vereadora da Educação da Câmara Municipal de Leiria, Anabela Graça, Ana Sargento, Vice-Presidente do Politécnico de Leiria, e Pedro Sobreira, representante da NERLEI, sobre áreas como o turismo, ambiente, trabalho comunitário, capacitação no âmbito do gaming e utilização de produtos autóctones da região.

Esta iniciativa, este ano igualmente desenvolvida em 10 salas de educação pré-escolar e 15 turmas do 1º ciclo do ensino básico, pretende desenvolver junto da comunidade educativa competências através da metodologia de projeto: trabalho em equipa, comunicação, resolução de problemas e promoção da criatividade.

Os projetos apresentados foram avaliados de acordo com os seguintes critérios: grau de inovação, exequibilidade, qualidade da apresentação, desenvolvimento da ideia e impacto para a região.

Em terceiro lugar ficou classificado o projeto “LEEIFS” da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, apresentado por Bruna Fonseca, Isabella Freitas e Vânia Mendes, sob a orientação da professora Célia Simões. Também da mesma escola, o projeto “Work for school” das alunas Mariana Patrício, Mariana Bregieira e Maria Bagagem, apoiado pela professora Sílvia Ladeira, obteve o segundo lugar.

A nova ideia “Pro Gamer Climber” apresentada pelos alunos Joana Costa, Miguel Moreira e Raúl Figueirinha, com a orientação da professora Renata Carvalho, da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, mereceu a pontuação mais elevada, obtendo assim o primeiro lugar e irá representar o Município de Leiria na fase intermunicipal, organizada pela CIMRL, no dia 31 de maio, às 21:00 na Casa da Cultura de Figueiró dos Vinhos.