Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Leiria com forte dispositivo no terreno para prevenção e combate a incêndios

Aap1034538 1 675 2500
06 Setembro 2019

O Município de Leiria possui um forte dispositivo posicionado em locais estratégicos no terreno para prevenção e primeira intervenção, envolvendo mais de meia centena de elementos dos corpos de bombeiros, a que se juntam mais de seis dezenas de elementos das forças policiais.

O dispositivo foi revelado esta sexta-feira numa reunião que envolveu o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, e os comandantes das corporações de bombeiros do concelho, em que foi efetuado um levantamento do efetivo máximo disponível e de reserva a ser chamado em caso de necessidade, tal como da capacidade de prontidão e resposta para ataque inicial e posterior ataque alargado.

Esta reunião envolveu os responsáveis pelos Bombeiros Municipais de Leiria, Bombeiros Voluntário de Leiria, Bombeiros Voluntários da Maceira e Bombeiros Voluntários da Ortigosa, empenhados em reduzir ao máximo o risco de incêndio no território numa fase em que vigora a Declaração da Situação de Alerta, até às 23h59 do dia 08 de setembro.

Para além do dispositivo dos bombeiros, as autoridades policiais estão também no terreno, nomeadamente a GNR e PSP, que, em conjunto, têm mais de 60 elementos em ação.

No encontro, que decorreu na Sala de Comando Municipal de Operações de Socorro, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, destacou a importância desta mobilização no terreno, que permite uma intervenção rápida e musculada, acrescentando que além destes meios, as próprias juntas de freguesia ativaram equipas de vigilância, de modo a reforçar os meios já em alerta.

Além deste contingente humano, está igualmente preparado um conjunto de meios mecânicos que serão acionados num curto espaço de tempo em caso de necessidade.

Declaração da Situação de Alerta
No âmbito da Declaração da Situação de Alerta, o Município de Leiria apela a toda a população que respeite as indicações das autoridades de Proteção Civil no sentido de minimizar os riscos de incêndio.

Recordamos que esta Declaração da Situação de Alerta determina a implementação de um conjunto de medidas de carácter excecional:

a) Proibição da realização de queimadas e de queimas de sobrantes de exploração;

b) Proibição total da utilização de fogo‐de‐artifício, bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas;

c) Dispensa dos trabalhadores dos setores público e privado que desempenhem cumulativamente as funções de bombeiro voluntário,

d) Proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta contra Incêndios (PMDFCI), bem como nos caminhos florestais e caminhos rurais;

e) Proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais, com exceção dos associados a situações de combate a incêndios rurais, com recurso a motor roçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta‐matos, destroçadores e máquinas com lâmina ou pá frontal.

Pedimos a todos a máxima colaboração para que juntos possamos proteger o nosso território.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
image title