Livro “Manual das Feiticeiras” de Fernando José Rodrigues vai ser apresentado sábado na Biblioteca Municipal de Leiria

Pi 1 675 2500
10 Setembro 2019

“Manual das Feiticeiras” é o mais recente livro de Fernando José Rodrigues, que vai ser apresentado por Acácio de Sousa, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, sábado, pelas 17 horas.

Com uma escrita depurada, cativante e enriquecida pelas ilustrações de Leonor Lourenço, Manual das Feiticeiras é um olhar crítico sobre uma sociedade que prefere ignorar os problemas com que se debate, optando por confiar na transcendência para a sua resolução.

A narrativa de “Manual das Feiticeiras” leva-nos a viajar até ao século XVI, onde Maria de Jesus, que apenas pratica o bem, é acusada de feitiçaria. Enquanto decorre o auto-de-fé e arde já a fogueira que lhe consumirá o corpo, ela decide não morrer. Quinhentos anos mais tarde, Joana Clara descobre os seus poderes maravilhosos depois de ver um homem com um cão, Alecrim, que fala com o dono e o aconselha. Após curar uma rapariga paraplégica, passa a ser vista como santa.

O autor

Fernando José Rodrigues nasceu em Coimbra em 1956, mas vive em Leiria. É escritor, ator, professor, tradutor, formador e fundador do grupo Teatro de Palavras de Sobra – O Gato.

Leitor de Língua e Cultura Portuguesas nas universidades de Portsmouth e Estocolmo, foi o responsável pela versão inglesa da «Nobel Lecture» que José Saramago leria em 1998 na Academia sueca. Autor de vários romances, foi galardoado com vários prémios literários.

Foi o último vencedor do Prémio Literário Afonso Lopes Vieira, que é retomado este ano.