Miki e Markku são as estrelas internacionais do Leiria Sobre Rodas

113  pilotos lsr 1 675 2500
10 Setembro 2019

A edição de 2019 do Leiria Sobre Rodas contará com as presenças do italiano Massimo “Miki” Biasion e do finlandês Markku Alén, pilotos que fizeram história no WRC - Campeonato Mundial de Ralis.

Mais conhecido como “Miki” no universo do desporto automóvel, Biasion foi campeão europeu e de Itália em 1983.

Bicampeão Mundial de Ralis em 1988 e 1989, o italiano foi o terceiro piloto a vencer dois títulos seguidos e, ao volante de um Lancia Delta Integrale, foi também o único piloto a obter três vitórias consecutivas no Rali de Portugal (1988, 1989 e 1990), recorde ainda por bater.

Faz parte do clube restrito de pilotos a competir ao volante do Lancia 037 e do Delta S4.

Já Markku Alén começou a correr com apenas 17 anos e fez a sua estreia no Mundial de Ralis em 1973, ao volante de um Volvo 142.

No ano seguinte, inicia a sua longa ligação ao grupo Fiat e é no Rali de Portugal de 1975 que obtém a sua primeira vitória na prova mundial, tornando-se no mais jovem piloto (24 anos) a vencer no WRC.

Ao longo da sua carreira, venceu 19 ralis, cinco conquistados em Portugal, e é o detentor do maior número de vitórias em estágios no Campeonato Mundial de Ralis.

Ambos os pilotos estarão nos dias 14 e 15 no Espaço Leiria Sobre Rodas, zona dedicada ao contacto com os convidados especiais, colecionadores e entidades parceiras, bem como à realização de sessões de autógrafos, apresentações de livros, entrevistas, entre outros.

A sexta edição do Leiria Sobre Rodas decorre de 12 a 15 de setembro, junto ao Estádio Municipal de Leiria.