Ano letivo abre com cerca de 13 mil alunos na Rede Escolar de Leiria
O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, e a sua equipa de vereadores efetuaram esta terça-feira uma visita de trabalho a estabelecimentos de ensino do concelho, no âmbito do arranque do ano letivo, num périplo que contemplou estabelecimentos em Caldelas, Guimarota, Palmeiria e Pinheiros.
Recorde-se que a rede escolar pública acolhe, no ano letivo 2019/20, cerca de 13 mil alunos, dos quais cerca de 1 883 crianças no pré-escolar, 4 012 alunos no 1.º ciclo do ensino básico, 1 871 no 2.º e 3 017 no 3.º ciclo, e o secundário totaliza 2 298 alunos, o que corresponde a um aumento 312 alunos.
Na primeira fase de acesso ao ensino superior, a ESTG, ESSLEI e ESECS do Instituto Politécnico de Leiria receberam 2350 novos alunos para o 1º ano de licenciatura, mestrado e curso TeSP.
Ao nível da rede escolar, contamos com a abertura de mais uma sala de pré-escolar na EB Dr. Correia Mateus, aumentando desta forma a capacidade de oferta na zona urbana.
O mesmo se verifica ao nível do 1.º ciclo do ensino básico com a ampliação da EB da Guimarota para receber mais uma turma.
Na EB de Colmeias, estão criadas condições para mais uma turma do 1.º ciclo, em resultado da ampliação da escola.
Passam a existir mais 3 escolas de lugar único, em consequência da diminuição do número de alunos na EB de Carvide, EB Moita da Roda e EB Vale da Pedra.
No pré-escolar regista-se o aumento de crianças no JI de Monte Redondo e JI de Caranguejeira.
Investimento
Foi efetuado um investimento na requalificação do parque escolar durante a interrupção letiva ocorreu em 27 estabelecimentos de ensino, englobando um montante de 875 250,00 euros.
Considerando as refeições escolares uma das maiores preocupações do município, foram elaboradas ementas para todo o ano letivo, baseadas na dieta mediterrânica, que serão servidas em todos os refeitórios da rede pública de Jardins de Infância e Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, independentemente da entidade fornecedora.
Ao nível das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), todas as crianças do pré-escolar que frequentam a AAAF irão frequentar o programa ARTE PALMAS, que tem como principal objetivo promover a educação artística e estética, nomeadamente na área da Música, Dança e Teatro. Semanalmente serão realizadas duas sessões em todos os Jardins de Infância, com a duração de 45 minutos, a partir das 15h30.
Destaque, também, para a integração de Leiria na rede de Escolas de Alto Rendimento (UARE), em que a Escola Secundária Afonso Lopes Vieira passa a integrar a rede constituída por 19 escolas.
Trata-se de uma modalidade criada a nível nacional, que permite aos atletas de alto rendimento desportivo, a conciliação entre a carreira desportiva e a escolar (Carreira Dual) e desta forma combater o abandono e insucesso escolar e promover as melhores condições para a prestação desportiva dos estudantes.
No que respeita às prioridades da autarquia no domínio da educação, será dada continuidade à aposta na promoção do Sucesso Escolar, com recurso ao Projeto Educativo Municipal e Programa de Promoção do Sucesso Escolar (PIICIE – Plano Inovador e Integrado de Combate ao Insucesso Escolar – Equipa Multidisciplinar: 6 psicólogos, 4 terapeutas da fala, 1 nutricionista e 2 mediadores sociais).
Serão também desenvolvidos programas, projetos e ações no âmbito do projeto educativo municipal: “Leiria Concelho Educador”, num total de cerca de 68 programas, projetos e ações, específicos e comuns a todo o concelho de Leiria.
A promoção da leitura é outra aposta, com a assinatura do Protocolo para a implementação do Plano Local de Leitura e constituição de bibliotecas de turma. No ano anterior foram equipadas 12 salas de aula com biblioteca de turma e no próximo ano serão apetrechadas mais 10.
É também objetivo dar continuidade ao trabalho colaborativo, em rede e parceria, com os Diretores dos Agrupamentos de Escolas e Escolas Secundárias, relativamente ao processo de Transferência de Competências no domínio da Educação (Descentralização).
Pretende-se ainda continuar e aprofundar o trabalho colaborativo com as Associações de Pais na promoção e melhoria da escola.