Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Leiria recebe Jornadas Europeias do Património

Jornadas europeias do patrimonio 1 675 2500
20 Setembro 2019

O Município de Leiria vai participar nas Jornadas Europeias do Património, que se realizam entre 27 e 29 de setembro.

Este ano subordinadas ao tema "Artes - Património - Lazer", as Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia, que se realiza anualmente, no âmbito da sensibilização dos cidadãos europeus para a importância da salvaguarda do património.

Em Leiria, as diversas iniciativas agendadas vão decorrer ao longo dos três dias do evento, distribuídas pelos diversos espaços culturais do Município, nomeadamente a Galeria de Arte Banco de Portugal, o m|i|mo – museu da imagem em movimento, o Moinho do Papel, o Museu de Leiria, o CIALV/ALV - Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho/Abrigo do Lagar Velho, e o CDIL - Centro de Diálogo Intercultural de Leiria (Igreja da Misericórdia e Casa dos Pintores).

As atividades referentes ao CIALV/ALV realizam-se no Museu de Leiria.

 

Galeria de Arte Banco de Portugal

Visitas Guiadas ao Edifício Banco de Portugal que celebra este ano 90 Anos de existência.
Mais informações em https://bit.ly/2kEymNC  ou através do tel. 244 839 619.

 

m|i|mo - Museu da Imagem em Movimento

No dia 27 setembro, às 10h00, vão ser apresentadas Curtas-Metragens Infantis, Monstra - Festival de Animação de Lisboa | Monstrinha, destinadas a crianças do ensino pré-escolar. Às 16 horas, tem lugar a Oficina Pedagógica “O Nós para Mim”, destinada às crianças do 1º CEB.

No dia 28, às 15h30, o m|i|mo recebe de novo as Curtas-Metragens Infantis Monstrinha, destinadas a famílias e, no dia 29, às 11h00, as Curtas-Metragens Infantis, também destinadas a famílias, são musicadas por Nuno Rancho.

Ainda no dia 28, pelas 17h30, Carlos Alberto Silva, contador de histórias, apresenta Kamishibai – Contos sobre Rodas, uma iniciativa para as famílias.

Mais informações em https://bit.ly/2koRTRZ  , através do email mimo@cm-leiria.pt  ou do tel. 244 839 675

 

Moinho do Papel

Neste espaço, que comemora o seu décimo aniversário, entre os dias 26 e 29 de setembro, com diversas atividades, as Jornadas Europeias do Património vão ser assinaladas em simultâneo.

Na sexta-feira, dia 27, às 10 horas, realiza-se uma visita guiada para o público escolar e, pelas 14h00 tem lugar uma Oficina de Tecelagem “Entre Cascata e ramos” com Irene Gomes.

No sábado, dia 28, a partir das 10 horas, é a vez de uma visita ao Moinho do Papel, orientada por António Nabais, autor do projeto museológico. Esta visita destina-se ao público em geral, mediante inscrição prévia.

Pelas 11h30 e 16h30, o Moinho do Papel vai ser o palco da apresentação “Moinho Imaginário|Dança no Património”, com Inesa Markava.

Às 15 horas realiza-se uma visita guiada para famílias e às 16h30, o workshop Origami’s, com Sílvia Bernardino.

Também no dia 28, às 18h00, o Coro feminino “Viva Voz”, da Casa do Povo de Santa Catarina da Serra, apresenta parte do seu reportório, cuja versatilidade passa pela música erudita, sacra, portuguesa, espirituais negros e músicas do mundo.

Às 21h30, é a vez da atuação do Trio Musical Petit Gatô, composto por clarinete, acordeão e contrabaixo e cujo reportório abrange um vasto leque de estilos musicais, passando pelo jazz, bossa-nova, música francesa e do leste europeu, além dos seus originais.

Ainda no dia 28, entre as 10 e as 22 horas, e no âmbito do projeto “Água e Património”, os SMAS – Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, de Leiria, vão oferecer água aromatizada aos visitantes do Moinho do Papel.

Domingo, dia 29, às 10 horas, realiza-se o workshop de Papel Marmoreado, com Octávio Júlio, mediante inscrição prévia.

Mais informações em https://bit.ly/2kJnqOq , através do email moinhodopapel@cm-leiria .pt ou, do tel. 244 839 672.

 

Museu de Leiria/CIALV-ALV

Na sexta-feira, dia 27 de setembro, às 18h30, o Museu de Leiria/CIALV-ALV recebe a Conferência “O Abrigo do Lagar Velho: 20 anos depois”, por Ana Cristina Araújo e Ana Maria Costa, do Laboratório de Arqueociências da Direção-Geral do Património Cultural.

No sábado, dia 28, das 10h30 às 12h00 e das 14h00 às 17h30, os artistas Zé Oliveira e Onofre Varela apresentam “Humor é Património”, com caricaturas ao vivo. Às 16h00 tem lugar um breve apontamento musical da Filarmónica de São Tiago dos Marrazes.

O Roteiro da Simetria, do Departamento de Matemática da ESTG-IPLeiria, realiza-se no domingo, dia 29, com ponto de encontro na Igreja da Misericórdia, às 10 horas.

Às 15h00 tem lugar a apresentação da Monografia do Museu de Leiria.

Mais informações em https://bit.ly/2lRfB9L , através do email. museudeleiria@cm-leiria.pt  ou do tel. 244 839 677

 

CDIL - Centro de Diálogo Intercultural de Leiria (Igreja da Misericórdia e Casa dos Pintores)

Domingo, dia 29, a partir das 16h00, a Igreja da Misericórdia, é palco do Concerto de Celebração dos 500 Anos da Viagem de Circum-Navegação à volta do Mundo por Fernão de Magalhães, apresentado pelo Ensemble Vox Angelis.

Mais informações em https://bit.ly/2lRfB9L , através do email. museudeleiria@cm-leiria.pt  ou do tel. 244 839 677

 

Saiba mais sobre as Jornadas Europeias do Património em: 

http://w3.patrimoniocultural.pt/jep2019/public/ 
http://www.europeanheritagedays.com/Home.aspx 
https://ec.europa.eu/programmes/creative-europe/node_en  
https://www.coe.int/en/web/portal/-/european-heritage-days-2019-arts-and-entertainment- 

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
image title