Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

José Manuel Barata Feyo apresenta “A Sombra dos Heróis” na Biblioteca Municipal de Leiria

Barata feyo 1 675 2500
24 Setembro 2019

 

A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira recebe, no sábado, dia 28 de setembro, às 17 horas, o jornalista e autor José Manuel Barata Feyo, que apresentará o seu livro “A Sombra dos Heróis.”, no âmbito da iniciativa “Leiria Convida”.

Esta é uma obra que abre portas sobre o desconhecimento no que se refere às centenas de homens e mulheres que combateram os nazis durante a ocupação do seu país.

De acordo com o autor “cidadãos de um país neutro, centenas de portugueses podiam ter-se adaptado às circunstâncias e ao diktat do invasor alemão. Em vez disso, deixaram o conforto relativo das suas famílias, das suas casas e dos seus empregos, esqueceram o interesse próprio e lançaram-se num combate desigual pela liberdade.”

A Sombra dos Heróis dá vida à história desconhecida destas centenas de homens e mulheres de carne e osso, lutadores de exceção, num relato fascinante sobre a resistência e abnegação humanas.

O Leiria convida é uma parceria da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira e do jornal Região de Leiria. A entrada é livre.

 

José Manuel Barata Feyo

Nascido em 1947 em Soalheira, Fundão, o autor tem um vasto currículo no jornalismo português, nomeadamente na RTP e na Grande Reportagem, da qual foi um dos fundadores.

Sobrinho-neto de Francisco Rolão Preto, fez o liceu em Castelo Branco, e exilou-se depois em França, onde se licenciou em Filosofia na Universidade Paris Nanterre. Posteriormente estagiou em vários jornais franceses, até chegar a assistente do director do New York Times News Service para a Europa, África e Médio Oriente, e da diretora das emissões de língua estrangeira da Radio France International.

O "salto" para a televisão aconteceu como correspondente da RTP2 em França; posteriormente foi Diretor de Informação da RTP2.

Na RTP1 foi Chefe do Gabinete de Projectos Especiais e Chefe de Redação dos programas "Grande Reportagem", "Portugal Sem Fim" e "Sinais do Tempo", e, de 1995 a 1998, Diretor de Atualidades da RTP1 e RTP2.

Paralelamente desenvolveu uma atividade na imprensa escrita, da qual se destaca a fundação da revista Grande Reportagem, publicação dos anos 80,de que foi o primeiro diretor.

É autor de:

· Jita - a guerra dos Robinsons (Amigos do Livro) 1985
· RTP: O Fim Anunciado (Oficina do Livro) 2002
· Grande Reportagem (Oficina do LIvro) 2006
· O Grande Embuste (Clube do Autor) 2012
· A Última Missão (Clube do Autor) 2015
· A Sombra dos Heróis (Clube do Autor) 2019

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
image title