Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Leiria e Tokushima comemoram meio século de geminação

00  identidade2 1  1 675 2500
27 Setembro 2019

 

Leiria e Tokushima comemoram, no mês de outubro, meio século como cidades irmãs, com um vasto programa cultural que terá lugar na cidade do Lis.

A cidade de Leiria vai receber, entre os dias 08 e 10 de outubro, as comemorações do 50º aniversário de geminação do Município de Leiria com a cidade japonesa de Tokushima (a geminação mais antiga de Leiria), com um programa que contará com a participação de uma delegação japonesa composta por representantes da Associação de Amizade Japão – Portugal, de Tokushima, liderada pelo seu vice-presidente, Shuji Oike.

Do programa da celebração dos 50 anos de geminação entre as duas cidades irmãs, e após a receção na Câmara Municipal, onde estará patente no átrio do edifício uma exposição com trabalhos produzidos por artesãos de Tokushima e oferecidos a Leiria, destaca-se o descerramento de uma placa toponímica, na entrada da Rua Cidade de Tokushima, dia 09, pelas 16h15, seguido da inauguração de duas exposições na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, pelas 17h00. A Exposição de Livros e Coleção de Postais de Wenceslau de Moraes, no átrio da Biblioteca e a  exposição da ilustradora infantil Yara Kono, na galeria.

Pelas 18h30, a Galeria Manuel Artur dos Santos, no Centro Cultural Mercado de Sant’Ana, recebe a comitiva para a inauguração da Exposição de Filatelia de Classe Aberta sobre o Japão, da coleção do leiriense Asdrúbal Magalhães.

A partir das 21h30, decorre no Teatro Miguel Franco a cerimónia pública protocolar, na qual o Embaixador do Japão em Portugal, Jun Niimi, em representação do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, entrega ao Presidente da Câmara Municipal de Leiria o Prémio Louvor de Mérito, distinção de prestígio atribuída a Leiria e que é concedida às entidades estrangeiras que têm contribuído grandemente para a promoção do mútuo entendimento e dos laços de amizade entre o Japão e os outros países.

Por sua vez, o presidente da Câmara de Leiria procederá à entrega da Medalha da Cidade a Shinobu Watari, um cidadão de Tokushima que, desde o ano de 2010, tem vindo a proporcionar a cidadãos de Leiria, principalmente jovens, a possibilidade de visitarem o Japão por um período de duas semanas, no mês de agosto, suportando todas as despesas inerentes a esta deslocação. Shinobu Watari será distinguindo com o título de Munícipe Honorário de Leiria.
O dia termina com um espetáculo de marionetas tradicionais de Tokushima, apresentado pela Companhia Awa Kogeiza, integrado no 24º Acaso, Festival Internacional de Teatro.

Em Leiria e no âmbito das comemorações dos 50 anos de geminação decorrem ainda, até final do mês de outubro, diversas iniciativas, desde a música ao Teatro, passando pelas exposições, com destaque para a exposição coletiva “Pensar é Guardar” que estará patente entre 12 de outubro e 21 de dezembro na Galeria de Arte Banco de Portugal e Moinho do Papel e que conta com trabalhos de importantes artistas de Portugal e do Japão.

 

Programa

Mostra de Cinema japonês*
Teatro Miguel Franco | 21h30

08 outubro | Mameshiba
10 outubro | Nobody to watch over me
15 outubro | Thermae Tomae
*legendados em português (BR)

 

Exposições

Galeria Manuel Artur dos Santos – Centro Cultural mercado de Sant’Ana
09 a 23 outubro
Exposição de Filatelia de Classe Aberta sobre o Japão, colecção de Asdrúbal Magalhães

Galeria da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira
09 a 31 outubro
Exposição de Ilustração Infantil de Yara Kono

Átrio da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira
09 a 31 outubro
Exposição de livros e postais de Wenceslau de Moraes

Edifício dos Paços do Concelho
09 a 31 outubro
Exposição sobre Tradições de Tokushima

Galeria de Arte Banco de Portugal
Moinho do Papel
12 de outubro a 31 de dezembro
Pensar é Guardar | Exposição colectiva com obras de: Albano Afonso, Ângela Saldanha, Fernanda Fragateiro, Futoshi Yoshi, José Maças de Carvalho, Luís Quintais, Nuno Sousa Vieira, Rita Gaspar Vieira, Sandra Cinto e Takafumi Kijima.

 

Teatro

Teatro Miguel Franco | 09 out. | 21h30
Apresentação do teatro de marionetas tradicional de Tokushima, pela companhia Awa Kogeiza

 

Música

Teatro Miguel Franco | 11 out. | 21h30
Concerto comemorativo da geminação com Tokushima
música portuguesa e japonesa, interpretada por músicos de Tokushima e de Leiria, com a participação de Elsa Gomes

 

Artes Marciais

Largo Goa, Damão e Diu | Fonte Luminosa | 12 out.|15h00
Demonstração de Artes Marciais por escolas e clubes de Leiria

 

História de uma geminação a comemorar 50 anos de existência

Corria o ano de 1967 quando o Governo Civil de Leiria, pelo facto de ter recebido um ofício do Ministério dos Negócios Estrangeiros a solicitar o seu empenhamento para uma eventual geminação entre Leiria e a cidade japonesa de Tokushima, diligenciou junto da Câmara Municipal sobre tal viabilidade.
A principal causa do interesse para essa geminação assentava no estudo que Armando Martins Janeira, que naquele período era o Embaixador português no Japão, fizera sobre a figura de Wenceslau de Moraes, que abandonara a carreira militar e diplomática e fixara residência em Tokushima, após ter acompanhado o corpo da jovem a quem se unira e que fizera questão de sepultar na sua terra natal.
Os livros que escreveu sobre o Japão serviram para apresentar o país à Europa, tendo sido também grande divulgador da cultura ocidental no Oriente.
No topo do Monte Bizau, local particularmente apreciado por esta figura, situa-se o Museu Moraes, com uma exposição permanente onde estão patentes os seus pertences.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
image title