Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

PS e PSD aprovam proposta para instalação de bebedouros na cidade

Polis 5 1 675 2500
08 Outubro 2019

PS e o PSD aprovaram em reunião de Câmara uma proposta para instalação de pontos distribuição gratuita de água na Cidade de Leiria.

O Campo de Lançamentos, o Jardim da Almoinha, o Parque Infantil do Caniço e o Parque do Avião vão ser os espaços que a Câmara Municipal de Leiria vai dotar de novos bebedouros públicos.

A zona Polis da cidade, junto ao rio, é percorrida diariamente por centenas de munícipes entusiastas da prática desportiva informal, pelo que a existência de bebedouros se torna uma necessidade relevante para que todos possam ter acesso a água gratuita ao longo dos trajetos percorridos.

Estes novos equipamentos alicerçam-se em três eixos: ambiente, design e tecnologia.
Do ponto de vista ambiental, o mais fácil enchimento de garrafas/cantis contribuirá para motivar aqueles que efetuam estes percursos a encherem as suas próprias garrafas e de forma progressiva deixarem de utilizar garrafas descartáveis de plástico. Ao nível do design, os bebedouros devem ser facilmente identificáveis e, para isso, um dos desafios é o envolvimento da população estudantil, do ensino secundário e do ensino superior, com o lançamento de um concurso municipal para a sua conceção estética.
Relativamente à questão tecnológica, os bebedouros poderão ser equipados com dispositivos para medir a quantidade de água utilizada e assim mostrar aos utilizadores o número equivalente de garrafas plásticas descartáveis salvas.

Com esta iniciativa, o Município de Leiria não só dá resposta à necessidade verificada de existência de bebedouros que permitam a todos os cidadãos terem disponível água gratuita e de qualidade enquanto usufruem dos espaços da cidade como, em simultâneo, dá mais um pequeno mas importante passo ao nível das medidas com as quais se pretende sensibilizar os cidadãos para a urgente diminuição da pegada ecológica.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete