Requalificação do Mercado Municipal prossegue com retirada de cobertura

08 Outubro 2019

No âmbito da empreitada de requalificação do Mercado Municipal de Leiria, vai ser realizada a remoção da cobertura e laterais do edifício poente, uma operação que obrigará a tomar algumas medidas que terão impacto na circulação naquela zona

Atendendo aos riscos para a saúde pública associados à remoção do amianto, o empreiteiro procederá ao encerramento da via que passa entre os dois edifícios do Mercado, quer para o trânsito automóvel quer para o pedonal, nos dias 10 e 11 de outubro.

Nestes dias a porta principal de acesso ao Mercado Transitório permanecerá encerrada, continuando este a funcionar, sendo o acesso garantido pela entrada do Centro Associativo.

O projeto

Recorde-se que a requalificação dos Edifícios do Mercado Municipal envolve um investimento de 3,5 milhões de euros, para a modernização das instalações e da oferta comercial, integração com a envolvente comercial e gestão comercial, melhorando um espaço que atualmente se encontra em mau estado de conservação.

O projeto contempla a renovação da linguagem arquitetónica com ligação do edifício à envolvente exterior, nomeadamente aos produtores, atenuação do efeito da volumetria com “libertação” do piso térreo e criação de fachada ventilada exterior para acondicionamento de sistemas de climatização e beneficiação térmica das fachadas.

O piso superior será destinado à instalação de um espaço para ‘start-up’.

A área total reabilitada é 6.800 m2 no interior e 2.500 m2 no exterior.