Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Japão atribui Louvor de Mérito ao Município de Leiria

G loes diploma 1 675 2500
09 Outubro 2019

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão atribuiu esta quarta-feira o Diploma de Mérito ao Município de Leiria, pelo trabalho relevante desenvolvido na difusão da cultura nipónica em Portugal.

A atribuição, pelo embaixador do Japão em Portugal, Jun Niimi, decorreu durante a cerimónia protocolar comemorativa dos 50 anos da geminação dos Município de Tokushima e Leiria, no Teatro Miguel Franco.

Segundo o Embaixador, este diploma distingue o Município de Leiria pelo “papel relevante que tem desempenhado no aprofundamento de laços de amizade entre Portugal e o Japão”, em especial ao nível do intercâmbio cultural.

Na sessão, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, afirmou que, “neste momento em que celebramos meio século de amizade, mais do que olhar para o caminho percorrido, o desafio que devemos abraçar é o de olhar para a frente e ambicionar que nos próximos 50 anos sejamos capazes de cimentar este relacionamento, com um envolvimento cada vez mais ativo da sociedade civil”.

“As geminações só são valiosas se descerem do patamar institucional para o nível informal, do cidadão de Leiria que se relaciona com o cidadão de Tokushima”, acrescentou.

Na sessão, o Município de Leiria atribuiu a Medalha de Mérito Municipal, classe de Serviços Relevantes, Grau Ouro, a Shinobu Watari, um cidadão de Tokushima que, desde o ano de 2010, tem vindo a proporcionar a cidadãos de Leiria, principalmente jovens, a possibilidade de visitarem o Japão por um período de duas semanas, no mês de agosto, suportando todas as despesas inerentes a esta deslocação, uma iniciativa com o objetivo de promover o estreitamento das relações entre cidadãos de Tokushima e de Leiria.

Refira-se que a cidade de Leiria recebe, até dia 10 de outubro, as comemorações do 50º aniversário de geminação do Município de Leiria com a cidade japonesa de Tokushima.

Em Leiria, no âmbito das comemorações dos 50 anos de geminação, decorrem ainda, até final do mês de outubro, diversas iniciativas, desde a música ao Teatro, passando pelas exposições, com destaque para a exposição coletiva “Pensar é Guardar” que estará patente entre 12 de outubro e 21 de dezembro na Galeria de Arte Banco de Portugal e Moinho do Papel e que conta com trabalhos de importantes artistas de Portugal e do Japão.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
image title