Feira de Leiria gera saldo positivo e impacto para economia local na ordem dos seis milhões de euros
A edição de 2019 da Feira de Leiria gerou uma receita de 346.810,48 euros, um aumento face a 2018 de 20.677,68 euros, estimando-se um impacto na ordem dos seis milhões de euros na economia local, segundo o relatório do evento apresentado esta terça-feira em reunião de Câmara.
Na edição deste ano, o evento apresentou uma forte aposta na melhoria das condições oferecidas aos visitantes, com mais conforto, uma nova área social, introdução de internet gratuita, e uma decoração que recriou as tradições do mundo rural.
O relatório destaca o forte impacto que a Feira de Leiria representa para o associativismo local, através da exploração de tasquinhas da Praça da Gastronomia, estimando-se que tenha originado uma receita de cerca de 390 mil euros para as associações participantes.
Do lado da despesa, a organização da Feira representou um encargo de 346.294,65 euros, um decréscimo face a 2018 de 17.562,65 euros.
Concertos Palco Leiria e Internacional
Paralelamente à Feira de Leiria, o Município efetuou uma forte aposta num cartaz de concertos de referência da música nacional e internacional e também grupos locais, durante 14 dias no Palco Leiria e um dia do concerto internacional no Estádio, dando uma oportunidade singular a vários artistas locais de atuarem perante um grande público.
Trata-se de uma estratégia do município de adicionar uma nova dimensão ao evento, uma aposta que não tem como objetivo gerar saldos positivos, mas antes oferecer aos leirienses e visitantes a oportunidade de contactarem com grandes nomes da música nacional e internacional, com preços de bilheteira simbólicos, muito abaixo dos praticados nos festivais de música que se realizam no nosso país.
Por outro lado, pretende-se posicionar a Feira de Leiria ao nível dos mais dinâmicos eventos do género realizados no nosso país.
O concerto, com o artista Roger Hogdson, constituiu uma das grandes novidades da edição deste ano, atraindo mais de 15 mil pessoas, a maior assistência de sempre num concerto promovido pelo Município de Leiria, com visitantes de todo o país e do estrangeiro.
Este foi um concerto que proporcionou uma projeção sem precedentes ao concelho de Leiria, graças a uma estratégia de divulgação que envolveu alguns dos principais grupos de comunicação do país.
Para a realização dos 15 dias de concertos, o Município assumiu um investimento de 426.567 euros, gerando uma receita de 264.297 euros, sendo de notar que 11 desses dias de concertos foram de entrada gratuita, tendo sido cobrado bilhetes apenas em quatro dias, de valor simbólico.
Na edição deste ano, o Município assumiu ainda a preocupação de reduzir a pegada ecológica dos eventos, através da separação de lixo, redução da utilização de plásticos, lançamento de copo reutilizável, com um plano de mobilidade associado, com parques de estacionamento na periferia e oferta de circuito de veículos públicos gratuito.