Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Leiria assinala Mês Internacional da Biblioteca Escolar e Dia da Biblioteca Escolar

Mes internacional da biblioteca escolar 1 675 2500
18 Outubro 2019

O Município de Leiria associa-se às comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e do Dia da Biblioteca Escolar, 28 de outubro, com um programa de atividades que têm como epicentro as bibliotecas do concelho.

“Vamos Imaginar” é o mote proposto pela IASL – International Association of School Librarianship para as comemorações, dada a importância das bibliotecas como espaços privilegiados de acesso a múltiplos recursos, de aprendizagem e de conhecimento, sendo um veículo de transmissão de saberes, não só através da leitura, mas também pelas atividades que desenvolvem.

O Concelho de Leiria tem ao serviço da comunidade escolar 35 bibliotecas, 25 das quais integradas na Rede de Bibliotecas Escolares. O Mês Internacional das Bibliotecas Escolares constitui mais uma oportunidade de sensibilização da comunidade educativa para a importância crescente das bibliotecas escolares, não só no processo de ensino-aprendizagem e dinamização das escolas, mas também na promoção das competências essenciais à aprendizagem ao longo da vida.

A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira também se associa aos programas das bibliotecas escolares e no início do ano letivo dá destaque à temática “Vamos Imaginar”, com uma exposição na Sala Infanto-Juvenil – “Imagina um livro”, e assinala o Dia da Alimentação com uma mostra bibliográfica com sugestões de histórias e aventuras para uma boa alimentação saudável.

Para celebrar o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, a Biblioteca Municipal vai desenvolver um programa de animação à leitura com sessões “Contos trocados, contos contados” dirigido a crianças do ensino pré- escolar e 1º ciclo, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 15h00.
Ainda no âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, a Biblioteca Municipal encerra o mês de outubro com o programa “Uma noite das Bruxas”, na Ludoteca Municipal.

Refira-se que o Município de Leiria tem apoiado o trabalho da Rede Concelhia das Bibliotecas Escolares a nível de formação, de recursos documentais e de projetos específicos no âmbito do programa “Vamos Ler Mais”, que visa a promoção da escrita e da leitura: Distribuição de Baús com livros pelas escolas e jardins-de-infância; Concurso Melhor Leitor da Biblioteca Escolar; Concurso de Ilustração de Contos; Leiria a ler; Roteiro com um escritor; Gala da Poesia; Conta-nos Histórias e, é ainda este mês, que a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira inicia o projeto Liga-te à Biblioteca, apoiado por professores voluntários. Esta iniciativa não só apoia o estudo, como também motiva os mais jovens a utilizarem os serviços das bibliotecas.

A Semana da Leitura Concelhia envolve as 35 bibliotecas que programam em conjunto atividades, no âmbito da promoção do livro e da leitura.
Entre as diversas ações pedagógicas promovidas ao longo do mês de outubro pelas bibliotecas de Leiria associadas ao tema “Vamos Imaginar” destacam-se as iniciativas “Uma Biblioteca Escolar é tanto uma minicasa como uma janela para o mundo”; Dia Internacional da Erradicação da Pobreza – “Pela erradicação da pobreza: imaginação, precisa-se! Desafio de escrita, alunos; Sessão de relaxamento para docentes e funcionários; Artes na Biblioteca Escolar; Vamos imaginar – Convívio intergeracional com Centros de Dia; Desperdício alimentar – o que fazer? Celebrar a saúde mental; Dia da Alimentação – A Imaginação à mesa; Ler está na moda… ; Vamos imaginar…Surpresas na Biblioteca para te encantar! Dia Internacional das Bibliotecas Escolares – Imaginação e Leitura.

12º Encontro anual da Rede das Bibliotecas de Leiria

O Encontro anual da Rede das Bibliotecas de Leiria, a realizar nos dias 22 e 23 de novembro, surge no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.
Esta edição é dedicada à cidadania “Mais Biblioteca Melhor Cidadania”, um tema atual e envolvente que pretende apoiar e enriquecer a formação dos profissionais das bibliotecas, bem como estimular e partilhar experiências desenvolvidas nas diversas bibliotecas. Mais informações em https://bit.ly/35FCVK0 

Todas estas iniciativas colocam as bibliotecas Escolares no centro da escola, reforçando e valorizando o seu papel enquanto mediadoras e instrumentos de promoção de melhores aprendizagens e de uma cultura de sucesso.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete