Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Museu de Leiria conquista prémio internacional com exposição Plasticidade

119  premio dibner 1 675 2500
21 Outubro 2019

A exposição “Plasticidade – Uma História dos Plásticos em Portugal”, patente no Museu de Leiria, é a vencedora do Dibner Award for Excellence in Museum Exhibits, atribuído pela Sociedade para a História da Tecnologia (SHOT – Society for the History of Technology).

Este prémio internacional, criado em 1985, tem como objetivo identificar a excelência em museus e em exposições temporárias, que interpretam a história da tecnologia, indústria e engenharia para o público em geral.

Atribuído pela segunda vez a um evento português, o prémio será entregue no dia 26 em Milão, Itália.

Para a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Leiria, Anabela Graça, este galardão constitui “o reconhecimento do excelente trabalho museológico desenvolvido no Museu de Leiria”.

“É mais um reconhecimento da boa aposta que o Município tem feito na área da cultura, que vai muito além da oferta de um trabalho programático, mas que passa também pela valorização do nosso património e reforço da nossa identidade coletiva”, acrescenta a autarca.

“Plasticidade – Uma História dos Plásticos em Portugal” aborda a importância histórica do plástico, bem como as suas repercussões científicas, sociais, artísticas, económicas, tecnológicas e ambientais.

As peças em exibição resultam de um vasto processo colaborativo que envolveu a comunidade da região de Leiria, pioneira na indústria transformadora de plástico em Portugal, e que se estendeu a todo o país, tendo o acervo sido cedido por particulares, museus, centros de investigação e empresas do setor.

A exposição é resultado da parceira entre o Município de Leiria e o projeto de investigação “O Triunfo da Baquelite – Contributos para uma História dos Plásticos em Portugal”, desenvolvido no Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, coordenado por Maria Elvira Callapaz, e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Ligada ao mesmo tema, o Museu de Leiria tem sido ainda palco de uma diversificada programação cultural paralela, que tem contado com a presença de vários intervenientes científicos, artísticos, ambientais e económicos, através da realização de conferências, de oficinas para crianças, entre outros.

Desde a sua abertura em abril deste ano até ao momento, “Plasticidade – Uma História dos Plásticos em Portugal” já recebeu a visita de 9.285 pessoas e estará patente no Museu de Leiria até dezembro de 2020.

 

Outros prémios
O Museu de Leiria já recebeu inúmeros prémios, desde a sua inauguração em 2015:

- 1.º lugar - Prémio Projeto Internacional (APOM – Associação Portuguesa de Museologia), 2019
- Integração no Clube de Excelência “The Best in Heritage”, 2018
- 1.º lugar - Prémio Marketing Cultural (APOM – Associação Portuguesa de Museologia), 2018
- Vencedor do Prémio Silletto (European Museum Forum), 2017
- 1.º lugar - Melhor Trabalho de Museografia (APOM - Associação Portuguesa de Museologia), 2016
- Menção Honrosa Acessibilidade Física - Prémio Acesso Cultura, 2016
- 1.º lugar - Prémio Concelho Mais Acessível (Instituto Nacional para a Reabilitação), 2016
- Menção Honrosa Melhor Museu (APOM – Associação Portuguesa de Museologia), 2016

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete