Leiria recebe 15º Encontro Nacional de Bibliotecas Públicas

Aaa 4374 1 675 2500
22 Outubro 2019

O 15º Encontro Nacional de Bibliotecas Públicas realiza-se em Leiria e assinala os 25 anos do Manifesto da UNESCO sobre as Bibliotecas Públicas.

Promovido em parceria pelo Município de Leiria, Direção-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e a Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), realiza-se nos dias 4 e 5 de novembro, no Teatro Miguel Franco, em Leiria, o 15º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas com o tema os “25 anos do Manifesto da UNESCO | Serviços, comunidades e literacias: ainda precisamos de bibliotecas?”

Para este encontro, a organização desafia os bibliotecários de todo o país a participarem e a refletirem sobre a forma como o Manifesto da UNESCO se relaciona com as suas bibliotecas através das questões que irão estar na ordem do dia e que são as seguintes: Quais das 12 missões do Manifesto estão a ser privilegiadas? A que público será prioritário atender? E porquê? Quais os públicos que estão a ser desconsiderados? Quais os principais obstáculos para a concretização da missão da biblioteca pública? Que desafios enfrentam as bibliotecas públicas? Qual o seu papel na sociedade atual?

Refira-se que o Manifesto proclama a crença da UNESCO na biblioteca pública como uma força viva para a educação, cultura e informação e como um agente essencial para a promoção da paz e do bem-estar espiritual dos cidadãos. Nele, a biblioteca pública é considerada como sendo central para a liberdade e equidade de acesso à informação e ao conhecimento para todas as pessoas, devendo ter como principal objetivo desenvolver as competências de literacia das comunidades.

Neste ano de celebração, 25 anos após a sua ratificação, e mais de 30 anos passados sobre a criação da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, pretende-se fomentar a reflexão sobre o papel da biblioteca pública na comunidade, no nosso tempo.

A inscrição, até dia 28 de outubro, é gratuita mas obrigatória e limitada à capacidade da sala – Formulário para inscrição . Consulte o programa  aqui

Para mais informações siga o link https://bit.ly/2BrrDeu