Município reforça ação de controlo de pragas e pede que não sejam depositados alimentos no espaço público

Rio lis 1 675 2500
24 Outubro 2019

O Município de Leiria vai reforçar a ação de controlo de pragas no seguimento de relatos de avistamento de roedores na cidade de Leiria e apela à população para que não deposite alimentos no espaço público.

Durante o corrente mês, e até ao dia de 24 de outubro, o Município já realizou 28 intervenções de controlo de pragas, tendo ocorrido os últimos serviços de desratização no dia 23 de outubro, nomeadamente em estabelecimentos de ensino, canil municipal, bairros sociais e margens do Rio Lis.

Refira-se que o Município mantém, em permanência, procedimentos de controlo de pragas, sendo no caso de murídeos (ratos e ratazanas), acionados com periodicidade quinzenal.

Além deste trabalho, o Município atua adicionalmente em função de solicitações apresentadas por munícipes, tal como efetua procedimentos preventivos previamente calendarizados, nomeadamente intervenções nas vias da zona urbana, infraestruturas municipais e margens ribeirinhas.

As proximidades e margens do Rio Lis são as zonas em que os roedores são avistados com maior frequência, sendo a desratização neste local, como outras intervenções, efetuada com periodicidade quinzenal, intervindo-se assim de forma preventiva.

Nesta altura, face ao aumento de relatos de avistamentos, o Município solicitou um reforço das medidas de desinfestação, nomeadamente desratização e desinsetização.

Realçamos ainda que todos os pedidos que chegam aos serviços de Ambiente e Saúde do Município são analisados, sendo as intervenções agendadas com a maior celeridade possível.

Importa referir que este tipo de roedores é um problema sobretudo nas cidades, onde encontram melhores condições para se alimentarem e reproduzirem.

Alertamos que a proliferação destes roedores é potenciada pela colocação de alimentos para animais nas vias e outros espaços públicos, ato que não deve ser realizado, pois acaba por atrair aqueles animais, que são vetores de doenças.