Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Leiria assinalou o Dia Municipal da Igualdade

Dia da igualdade 1 675 2500
24 Outubro 2019

O Dia Municipal da Igualdade foi assinalado esta quinta-feira em Leiria com o seminário “Conversar sobre a Igualdade”, organizado em parceria pela Câmara Municipal de Leiria e pela Mulher Século XXI – Associação de Desenvolvimento e Apoio às Mulheres.
Na abertura da sessão, a vereadora da Ação Social no Município de Leiria, Ana Valentim, destacou a mudança de paradigma na abordagem a esta temática.

“Hoje já percebemos que o paradigma mudou e quando fazemos esta abordagem tem de ser muito mais vasta. Temos de falar em igualdade de género, mas também em igualdade de oportunidades, em igualdade salarial, falar da escola enquanto promotora da igualdade, e falar da não discriminação e do não à violência (quer de género quer doméstica), infelizmente muito presentes na nossa sociedade”, disse Ana Valentim realçando que o Dia da Igualdade Municipal foi assinalado por cerca de 114 Municípios, sendo que em 2013 eram pouco mais que 15.

“O caminho faz-se caminhando. A resiliência é uma característica das causas boas e nobres e, por isso, peço-vos que sejam resilientes”, acrescentou, numa sessão que contou com a presença de representantes de diversas entidades que se associaram ao evento, entre os quais a presidente da Mulher Século XXI, Isabel Gonçalves, e, Margarida Queirós, docente do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT - ULisboa), contando também com a intervenção de Susana Pereira, coordenadora da Resposta da Mulher Século XXI, que realçou a necessidade de se ter presente que “a igualdade começa no respeito e perde-se no preconceito”.

Os trabalhos, moderados por Paulo Lameiro, prosseguiram com as intervenções de Ana Brito, da AKTO – Direitos Humanos e Democracia, Carolina Cravo, da Inpulsar – Associação de Desenvolvimento Comunitário, Cristina Vieira, da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação, da Universidade de Coimbra, e de Gonçalo Diniz, pároco da Paróquia de Leiria.

No encerramento, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, destacou o importante papel que o movimento associativo desempenha para promoção da igualdade, sendo o trabalho da Associação Mulher Século XXI um bom exemplo nesta área.

Gonçalo Lopes disse ainda que apesar de terem já sido vencidas muitas barreiras há ainda muito trabalho a fazer, nomeadamente na prevenção da violência doméstica que continua a apresentar registos muito elevados.

“É fundamental apostar em valores como os da cidadania, igualdade e respeito pelo próximo para podermos sonhar com uma sociedade cada vez melhor”, disse, considerando que o grau de desenvolvimento de uma sociedade não deve ser medido apenas pelo grau de riqueza que gera, mas pela sua capacidade de oferecer qualidade de vida a todos.

A sessão contou ainda, com um Momento Musical, a cargo da Escola Básica e Secundária Henrique Sommer de Maceira, seguido de um Porto de Honra.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
image title