Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Biblioteca Municipal de Leiria dá o "Bolinho" a cerca de 300 crianças

Bolinho 1 675 2500
30 Outubro 2019

Começou esta quarta-feira, dia 30 de outubro e continua amanhã, dia 31, a iniciativa da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, através da qual, nestes dois dias, são presenteadas cerca de 300 crianças da EB de Capuchos e do Centro Paroquial Paulo VI-O Ninho, com o tradicional “bolinho”, alusivo ao Dia de Todos os Santos, que se comemora no dia 1 de novembro.

A oferta do “bolinho”, confecionado por uma colaboradora da biblioteca e entregue num saco especialmente realizado para o efeito, é uma iniciativa que tem como objetivo transmitir aos mais novos esta tradição portuguesa, que faz parte da nossa identidade como povo e que urge manter viva.

De acordo com a tradição, no Dia de Todos os Santos, as crianças saem à rua, em pequenos grupos para pedir o “Pão por Deus” de porta em porta.
As gerações mais antigas recitavam versos (“ Ó tia, dá Pão-por-Deus? Se o não tem dê-lho Deus!” ou “ Ó tia ó tia, bolinhos em louvor de todos os santinhos”) e recebiam como oferenda pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, amêndoas ou castanhas, que colocavam dentro dos seus sacos de pano confecionados com retalhos de tecido.

A Biblioteca Municipal de Leiria, como Biblioteca Pública, tem como uma das suas missões promover na comunidade o conhecimento sobre a sua herança cultural, de modo a reforçar a sua identidade coletiva, perpetuando as suas tradições.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete