Museu de Leiria celebra aniversário com visitas, música clássica e brincadeiras com plástico

126  aniversario museu 1 675 2500
11 Novembro 2019

O Museu de Leiria celebra no dia 15 o seu 102.º aniversário de existência e o quarto ano de funcionamento nas antigas instalações do Convento de Santo Agostinho.

A programação inclui iniciativas para toda a família e de entrada livre.

Na sexta-feira, às 15:00, está marcada uma visita guiada ao espaço museológico e, às 18:30, o colecionador Carlos Anjos orienta uma visita à exposição “Plasticidade – Uma História dos Plásticos em Portugal”, onde os brinquedos para os mais pequenos serão o destaque.

À noite, às 21:00, o Museu é palco de um concerto de música clássica, com a atuação do violinista brasileiro Paulo Paschoal e da pianista romena Dana Radu.

As celebrações estendem-se até sábado com “Migrações”, uma conversa com o artista leiriense Nuno Sousa Vieira e convidado da exposição Plasticidade, agendada para as 17:30.

A entrada nos eventos está sujeita à lotação da sala e é feita por ordem de chegada.

A ideia da criação de um museu em Leiria surgiu ainda em tempos da monarquia liberal, ficando a dever-se a sua concretização a Tito Larcher com o decreto de 15 de novembro de 1917, que cria o Museu Regional de Obras de Arte, Arqueologia e Numismática de Leiria.

Em 2006, iniciou-se o processo que devolve à vivência da cidade o Convento de Santo Agostinho, monumento construído no século XVI e habitado pelo novo Museu desde 2015, cujo programa museológico enquadra, para além do acervo do antigo museu, as coleções artísticas municipais e a reserva arqueológica, constituindo o fulcro da rede de museus concelhios.

Desde a sua abertura, a 15 de novembro de 2016, o espaço tem recebido diversas exposições temporárias e permanentes, resultando na conquista de diversos prémios nacionais e internacionais:

- 2019: Dibner Award for Excellence in Museu Exhibits, da SHOT – Society for History of Technology

- 2019: Prémio Projeto Internacional, da APOM – Associação Portuguesa de Museologia

- 2018: Prémio Marketing Cultural, da APOM – Associação Portuguesa de Museologia

- 2018: Certificado The Best in Heritage

- 2017: Prémio Silleto, do EMYA – European Museum of the Year Award

- 2016: Prémio Melhor Trabalho de Museografia, da APOM – Associação Portuguesa de Museologia

- 2016: Prémio Concelho Mais Acessível, do INR – Instituto Nacional para a Reabilitação

- 2016: Menção Honrosa – Museu Museu, da APOM – Associação Portuguesa de Museologia

- 2016: Menção Honrosa – Acessibilidade Física, do Prémio Acesso Cultura

Em quatro anos (até 7 de novembro), o Museu de Leiria foi visitado por um total de 62.416 pessoas, das quais 3.305 são estrangeiras.